quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Você saliva ao assistir às propagandas de margarina com pão quentinho e o creme derretendo na tela?

Já que o pão é uma mania nacional, do café da manhã ao lanche da tarde, selecionamos algumas receitas imperdíveis pra você aprender a fazer em casa.


Receita de pão rápido de chocolate

Receita prática/ Divulgação DBA
Confira uma das receitas do livro  "Chocolate todo dia":

Pão rápido de chocolate (1 pão grande; 45 minutos) 

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente) 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 pitada de cremor de tártaro 
1/2 colher (chá) de sal 
1/2 xícara de açúcar 
125 g de manteiga gelada em cubinhos 
1/2 xícara de creme de leite espesso (pode ser de caixinha) 
2 ovos 
1 colher (sopa) de baunilha 
300 g de chocolate meio amargo em cubinhos 

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 200ºC  (médio-alto) e unte uma assadeira grande com manteiga. Numa tigela média, misture a farinha, o fermento, o cremor de tártaro, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente o creme de leite, os ovos, a baunilha e ochocolate e trabalhe apenas até obter uma massa bem macia, mas ainda ligeiramente grudenta (para que a massa não fique pesada, não trabalhe muito e não junte mais farinha). 
Com as mãos, espalhe a massa na assadeira formando um disco de uns 20 cm de diâmetro, polvilhe ligeiramente com farinha e, com uma faca, marque a divisão do disco em 8, como uma pizza. Asse por uns 20 minutos, até que o pão esteja crescido e ligeiramente dourado. Retire do forno, deixe amornar por uns 10 minutos, separe as fatias e sirva. 


Pão recheado com calabresa, presunto, queijo e manjericão


Conhecido como Pão da Casa, o pão com recheio de calabresa, presunto, queijo e manjericão do Stravaganze faz sucesso. Para o pão ficar fofinho e com um sabor especial, a massa passa por várias etapas de descanso.


Para o preparo da massa:
Ingredientes:
250ml de água mineral
500g de farinha de trigo
20ml de azeite extravirgem
1 colher (café) de fermento seco e granulado
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar   

Modo de preparo: 
Misture todos os ingredientes com as mãos até a massa ficar uniforme. Acrescente um pouco de farinha de trigo para finalizar a massa. Transfira para um saco plástico e reserve na geladeira por, aproximadamente, duas horas. Preste atenção, pois o saco plástico não pode ficar muito bem fechado na geladeira, para a massa poder fermentar. Em seguida, divida a massa em oito partes iguais e molde no formato de bolinhas. Reserve a massa novamente em uma assadeira com um pouco de farinha e cubra com um pano para que possa crescer. Deixe a massa descansar por mais duas horas. Abra as massas em discos com a ajuda de um rolo e utilizando um pouco de farinha para não grudar. Fure o centro da massa para adaptar na forma de pudim.  


Para o recheio: 
Ingredientes:
450g de queijo provolone ralado
450g de presunto cozido
450g de calabresa fatiada
4 cebolas médias finamente fatiadas
Orégano (a gosto)
Manjericão fresco (a gosto)
Um fio de azeite
3 colheres (sopa) de parmesão ralado

Para finalizar: 
Unte com azeite a forma de pudim, coloque uma camada de massa e cubra com provolone, calabresa, presunto, orégano, cebola e manjericão. Repita este processo em sete camadas. Finalize com massa, fio de azeite e parmesão ralado. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira por duas ou 24 horas. Preaqueça o forno a 180ºC e asse por cerca de 1h30 a 2h, a uma temperatura aproximada de 100-120ºC. Para finalizar, coloque o forno na potência máxima e a massa sem alumínio para dourar o parmesão. Aguarde de cinco a dez minutos para desenformar o pão e bom apetite!

Pãozinho de mandioquinha


Rende dez pãezinhos de mandioquinha a receita do livro A Cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer – receitas práticas, modernas e nutritivas, da Editora Alaúde, escrito por Astrid Pfeiffer. "Se desejar que a massa fique mais durinha, acrescente um pouco mais de polvilho doce", sugere Astrid. Anote a receita:

Receita de pãozinho de mandioquinha
Foto: Divulgação
Ingredientes:
5 mandioquinhas (batatas-baroas) pequenas (364g)
3½ xícaras (chá) de água fervente (700ml)
1¼ xícara (chá) de polvilho doce (132g)
½ xícara (chá) de polvilho azedo (70g)
1 colher (chá) rasa de sal marinho (6g)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (30g)

Modo de preparo:
Descasque e pique as mandioquinhas. Coloque-as em uma panela média (atenção, pois quanto maior a panela, mais rápido a água secará), junte a água fervente e cozinhe por 15 minutos com a tampa semiaberta. Deixe a mandioquinha esfriar um pouco e coloque-a em uma vasilha. Amasse-a com as mãos e acrescente o restante dos ingredientes (a mandioquinha deve estar morna). Misture bem e vá adicionando a água do cozimento aos poucos, trabalhando a massa até que não grude mais nos dedos. Modele bolinhas de tamanho médio e coloque-as em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno alto (230°C), preaquecido, e asse por cerca de 40 minutos. Sirva quente.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário