sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Você é tímido? Aulas de teatro podem amenizar a timidez

É bem comum parentes e amigos sugerirem aulas de teatro, música e artes para alguém que é muito tímido, acreditando que isso pode ajudá-lo a lidar melhor com o problema.

A psicóloga Lilian Graziano diz que “existem comprovações científicas de que técnicas parecidas com as que o teatro podem tratar, por exemplo, a timidez extrema. O chamado treino de exposição deve colocar a pessoa na situação desagradável, para que, pouco a pouco, a pessoa consiga lidar com o problema”. 

Lilian trabalha com a psicologia positiva, que visa trabalhar as qualidades e recursos que a pessoa já tem disponível para enfrentar a timidez. “Quando um tímido é bem humorado, com esse recurso do humor é possível sair de situações constrangedoras. Numa apresentação em público é comum dar o famoso ‘branco’. Com o humor é possível brincar com a situação e lançar piadas com o próprio branco, descontraindo o público e ela mesma”, diz a psicóloga. Independente das técnicas terapêuticas, parece ser realmente uma boa fazer teatro.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário