segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saiba como agir após uma entrevista de emprego...


Uma entrevista de trabalho sempre gera expectativa e ansiedade, o que muitas vezes levam o candidato a cometer deslizes perante o entrevistador. Como, por exemplo, mandar emails apressados com erros de gramática, ligar insistentemente atrás de um feedback ou fazer um post nas redes sociais expondo detalhes da entrevista. Para evitar que você perca ou diminua suas chances de conquistar uma vaga, confira, abaixo, dicas do site da Forbes de como se comportar neste momento. 
  • 1
    Certo: Telefonar caso não tenha obtido retorno
    Profissionais dizem que não tem problema telefonar, após uma semana, para obter status do recrutamento. Porém, ligue somente uma vez para não acabar incomodando o entrevistador.
  • 2
    Errado: Mandar email sem um amigo revisar
    Antes de enviar um email peça sempre para um amigo de confiança revisar o texto. É preciso conferir a gramática e clareza da mensagem. Um email mal escrito pode diminuir suas chances de conseguir o emprego.
  • 3
    Certo: Entrar em contato com suas referências
    É extremamente importante entrar em contato com aqueles que você indicou para dar suas referências de trabalho. Se você não trabalha com essas pessoas há algum tempo, é importante atualizá-las de sua carreira. Quando o entrevistador ligar, elas poderão falar melhor sobre você e seu trabalho.
  • 4
    Errado: Pedir para sua referência entrar em contato com o entrevistador
    Não é uma boa ideia pedir para a pessoa que tem referências de trabalho suas entrar em contato com o responsável pela vaga, para falar de você. A única exceção é em caso de os dois (entrevistado e referência) já se conhecerem bem. Caso contrário, é pedir demais do seu conhecido, que pode ainda deixar o entrevistador desconfortável.
  • 5
    Certo: Revisar e atualizar seus perfis das redes sociais
    Após a entrevista, ou antes, confira se os seus perfis das redes sociais - LinkedIn, Facebook e Twitter -  estão atualizados corretamente com suas informações profissionais. Oculte aquelas imagens ou posts comprometedores, que podem expor você de alguma forma.
  • 6
    Errado: Seguir o entrevistador nas redes sociais
    Não é uma boa ideia twittar ou escrever um post sobre a entrevista. Mesmo que sua mensagem seja positiva, o entrevistador pode ficar incomodado com o que você está compartilhando. Além disso, não siga-o, nem peça para ser amigo dele, nas redes sociais - a  menos que vocês tenham combinado isso. Esse comportamento pode transmitir ansiedade ou excesso de intimidade.
  • 7
    Certo: Enviar um recado de agradecimento, escrito à mão
    Hoje em dia recebemos somente mensagens eletrônicas, então enviar um recado escrito à mão pode ajudá-lo a se destacar entre os outros candidatos. Os recrutadores recomendam mandar a mensagem um ou dois dias após a entrevista, tempo razoável para o encontro não cair no esquecimento. É preciso pedir, antes, para alguém de confiança conferir se há erros gramaticais.


    Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário