quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Com este calor, que tal aprender a combinar frutas para fazer sucos de baixa caloria?

Mix de frutas cítricas é uma das pedidas / Foto: SXC
No calor que anda fazendo em vários estados brasileiros, nada melhor do que um suco refrescante, não é mesmo? São saudáveis, fáceis de fazer e, quando têm várias frutas misturadas, ficam uma delícia. Mas como saber quais combinações realmente funcionam? 

Segundo a nutricionista Sandra Ciock, todas as frutas combinam do ponto de vista nutricional – são ricas em vitaminas, minerais e fibras –, mas é importante sempre usar o bom senso. 



Uma ótima sugestão é fazer um mix de frutas cítricas ou de frutas densas e cítricas, como maçã com limão, mamão com laranja, banana com maçã e laranja Bahia, caju com acerola e laranja lima com goiaba. Você também pode optar por limão com laranja, tangerina com laranja, abacaxi com laranja e acerola com laranja”, afirma Sandra, autora do livro “Entendendo de Nutrição em Diabetes” (Editora Ciência Moderna).

Quais combinações têm menos calorias?
“De maneira geral, as frutas mais aquosas (melancia, uva, maracujá, melão) são menos calóricas do que as mais densas (coco, goiaba, banana, maçã, manga, abacate, pera, açaí). Prefira laranja com caju ou mistura entre laranjas”, explicou a nutricionista. Para evitar uma combinação bem calórica, esqueça o suco de coco com abacate ou de banana com coco. 

Para esta época do ano, o dono da loja de sucos Juice Co, Lourenço Nabuco, sugere os sucos com gengibre e hortaliças. “Fortalecem o sistema imunológico prevenindo eventuais gripes e resfriados causados pelo clima mais seco”, indicou. O chef da rede Bibi Sucos, Eduardo Zampier, também dá dicas de sucos para o período. “O suco Silvestre (morango, amora e framboesa) e o suco de fruta do conde. Os dois caem bem o ano inteiro e são muito saborosos. Além disso, o suco silvestre tem muitos nutrientes”, explicou Eduardo. 

As frutas que estão em alta na estação são: acerola, banana-da-terra, banana-maçã, caju,  coco, goiaba, jabuticaba, laranja Bahia, laranja lima, laranja pera e lima da pérsia.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário