quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Holistic Training: opção para passar pouco tempo na academia mas exercitar o corpo todo

Por Cecilia Minner
Ir à academia já não é um hábito tão comum. Correr na esteira, fazer toda a série de musculação e alongar-se ao final são práticas ainda mais atípicas. Afinal, exigem algumas horas do seu dia. Mas um novo sistema de treinamento personalizado promete otimizar esse tempo e aperfeiçoar o corpo. Holistic Training, como o próprio nome sugere, é uma aula que trabalha o corpo todo e dura, apenas,30 minutos. E, melhor, é finalizado com umadrenagem linfática.

Sobre uma plataforma vibratória, tipo power plate, o aluno faz exercícios livres (com elásticos, canaleiras e bolas) enquanto se esforça para manter o equilíbrio. Dessa forma trabalha os tríceps, bíceps, peito e costas, ao mesmo tempo em que ativa a musculatura estabilizadora: coxa (parte interna), abdômen, glúteo e coluna para-vertebral.
 
Exercício também melhora a postura 

“A aula é individual e dura em torno de 30 minutos. Fazemos o que chamamos de recuperação ativa: enquanto um músculo descansa, trabalhamos outro. É um treino dinâmico, de gasto calórico excelente”, explica o professor Matheus Mansur Mageski que trouxe a modalidade do Sul para academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro.

Além do aumento da resistência física e fortalecimento de músculos e articulações, o Holistic Training ajuda a melhorar a postura. Mas antes de qualquer coisa, o aluno passa por uma avaliação na qual são conhecidos seus objetivos com o exercício, histórico de doenças, medidas e peso. São essas informações que designam a fase do treino, como grau de dificuldade e tempo de execução. 

Massagem no fim da aula

“Num primeiro momento sugerimos também ao aluno uma dieta personalizada, feita por um nutricionista”, completa Mageski que explica que todas essas informações ficam armazenadas em um computador.

O sistema de treinamento, criado há 4 anos por biomecânicos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física de Curitiba, prevê ainda uma massagem ao final de cada aula.  “Os alunos ficam deitados durante 2 minutos com as pernas sobre a plataforma. As vibrações agem como uma drenagem linfática. Ao mesmo tempo, faço uma massagem na região do pescoço. É a ‘volta à calma’”, explica.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário