segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Está perto de receber seu 13º salário? Veja dicas do que fazer com ele....


Há quem receba o 13º salário e vá correndo para um shopping gastar com novas roupas e presentes de Natal. Outros preferem adiantar as contas, como o IPVA, que vencerão no começo do próximo ano. Já os endividados procuram quitar seus débitos de imediato. Afinal, qual a melhor forma de aproveitar o 13º? “Não existe certo ou errado no que se refere ao uso do 13°; vai depender da situação financeira e do objetivo de cada um. Mas, em relação a qualquer renda que se obtém, a melhor coisa a fazer é enriquecer. Enriquecer não é melhorar o carro e a casa, viajar para o exterior mais vezes e ir a restaurantes caros. E, sim, depender cada vez menos da renda proveniente de sua força de trabalho”, explica o professor de finanças Paulo Portinho, autor do livro “Quanto Custa Ficar Rico” (Editora Campus/Elsevier). Abaixo, ele dá conselhos para aqueles que não sabem o que fazer com o salário extra. Já a consultora Ana Carolina Puga sugere, especialmente para as mulheres, táticas para evitar dívidas. Confira abaixo.
  • 1
    Poupou durante o ano?
    "Para aqueles que conseguem poupar mensalmente, talvez, o 13° possa representar uma “liberdade” financeira de final de ano. É como aquela pessoa que malhou muito para poder comer doces no final do ano", compra Paulo Portinho. A consultora Ana Carolina Puga diz que neste caso você pode fazer as suas compras. "Mas não deixe tudo para a semana do Natal, compre antecipadamente ou após as datas festivas, para aproveitar as ofertas", ela sugere. 

  • 2
    Está em dia com as contas?
    "Para quem apresenta algum equilíbrio financeiro, endividamento moderado (como pequenas parcelas de uma geladeira) e capacidade de poupança, este é o momento de guardar dinheiro. O ideal é poupar, no mínimo, 10% de sua renda anual. O 13° salário representa algo em torno de 8% a 9% da renda anual do indivíduo, o que significa, então, que ele deverá fazer esforço a mais para conseguir poupar os 10%", sugere Paulo Portinho.

  • 3
    Tem dívidas?
    Os endividados, principalmente aqueles com dívidas caras, como rotativo de cartão de crédito e cheque especial, devem quitar ou reduzir essas dívidas. Num país em que os juros atingem 15% ao mês, ter dívidas elevadas corresponde a um “suicídio financeiro”.Quando há dívidas baseadas em juros tão elevados, sua quitação deve ser sempre priorizada, independentemente do 13° salário. Só parar de pagar esses juros já significará um enorme alívio no fluxo de caixa.

  • 4
    Quer viajar?
    "O ideal é que as férias sejam “financiadas” com o subsídio, aquele adicional, pago pela empresa no mês das férias. O percentual mínimo de 10% do salário anual como poupança, citado acima, é para objetivos de longo prazo, prioritariamente para conceder conforto financeiro na aposentadoria. Os objetivos de curto ou médio prazo, como férias, troca de carro, reforma na casa, plástica e outros, devem ter suas próprias contas de poupança. "Antes de viajar, pesquise e busque pacotes turísticos promocionais. Este valor que você irá economizar pode ser usado para comprar as lembrancinhas", sugere Ana Carolina Puga. "Em viagens costumamos comprar até o que não precisamos, então, cuidado para não voltar com dívidas. Antes de chegar ao caixa da loja, junte o que você experimentou e gostou, mas não leve tudo. Tire pelo menos duas ou três peças", complementa. 
  • 5
    Quer adiantar o IPVA e outras contas?
    "Sabendo que os assalariados têm um dinheiro extra no final do ano, os credores, fornecedores e prestadores de serviço acabam concentrando suas cobranças no início do ano. Sem planejamento financeiro todos caem nesta armadilha. Para quem tem uma planilha detalhada com suas previsões de receitas e de gastos para o ano, os itens eventuais de início de ano, como IPVA, não assustam e não deverão comprometer o 13° integralmente", avalia Paulo Portinho.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário