terça-feira, 9 de outubro de 2012

Incentive seu filho de até 5 anos a gostar de ler lendo para ele...


  shutterstock
Você já está cansado de saber que é importante incentivar seu filho a ler e ter acesso aos livros desde cedo. Mas o que você faz, no dia a dia, para colocar isso em prática? Uma pesquisa divulgada nesta terça (2) - realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com o Instituto Datafolha, com 2.074 pessoas de 133 municípios do Brasil - mostrou que, apesar de 96% dos participantes considerarem importante incentivar crianças de até 5 anos de idade a gostar de ler, apenas 37% costumam ler livros ou histórias para elas. 

Isso ocorre, muito provavelmente, devido ao exemplo: o estudo apontou que 60% dos entrevistados não tiveram experiência de leitura na infância, mas 50% gostariam que alguém tivesse lido para eles (preferencialmente a mãe ou o pai). Esse resultado mostra a importância de ações para a disseminação da prática da leitura, conforme acredita Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, que desenvolve o programa Itaú Criança, responsável por distribuir gratuitamente coleções de livros infantis. “A população está convencida do valor do hábito de leitura para a formação das crianças e garantia do direito de aprender”, diz. 

Quando os participantes foram questionados sobre as razões pelas quais achavam importante incentivar a leitura, 54% apontaram a contribuição com o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças. Em seguida aparecem a formação educacional e criação do hábito de leitura (36%), o desenvolvimento de valores éticos (10%), a preparação para o mercado de trabalho (9%), a formação e o desenvolvimento pessoal (6%) e a socialização (5%).
E você? Costuma ler para o seu filho?

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário