sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fique ligado: Temperaturas mais altas aumentam risco de pedras nos rins


Hidratação e cálculos renais
Com o fim do inverno, o aumento das temperaturas pode significar mais do que poder ir à praia e fazer mais atividades físicas ao ar livre.
Pode significar também um maior risco de pedras nos rins, ou cálculos renais.
De acordo com o médico William Haley, nefrologista da Clínica Mayo (EUA), calor, umidade e falta de hidratação apropriada levam a uma prevalência maior de pedras nos rins.
"No verão, ou nos meses mais quentes, há uma incidência maior de pedras nos rins. A principal razão para isso está na quantidade de água que tomamos e usamos", explica o Dr. Haley.
"Nossos corpos são compostos principalmente de água e nós a usamos regularmente. Mas no calor talvez não estejamos bebendo tanto quanto deveríamos, ou bebendo os tipos certos de fluidos, então ficamos desidratados, o que pode ocasionar a produção de mais pedras".
Pedras nos rins
Pedras nos rins são depósitos de minerais pequenos e duros que se formam quando a urina se torna mais concentrada.
Os minerais se cristalizam e se agregam, formando assim uma pedra, cujo tamanho pode variar muito.
A maioria não é maior do que um grão de areia, mas a literatura médica registra casos de pedras nos rins do tamanho de uma bola de golfe.
"Pedras no rim são realmente muito comuns - mais de 13% dos homens, e de 6 a 7% das mulheres podem apresentar pedra no rim em algum momento de suas vidas - começando aos 20 anos e atingindo pico em torno dos 50 anos," disse o Dr. Haley. "Uma vez que você tem uma pedra no rim, você está em risco de ter outra novamente".
Dicas para evitar e lidar com pedras nos rins
A hidratação é a chave. Beber mais água é essencial, mas sem exageros.
A dieta também é muito importante para prevenir pedras nos rins. Alimentos ricos em oxalato, como castanha e certos vegetais, em combinação com uma dieta rica em proteína, sódio e açúcar, podem aumentar o cálcio nos rins e, subsequentemente, aumentar o risco de cálculos renais.
As pedras nos rins podem não causar problemas até que se desloquem dentro do uréter que conecta o rim e a bexiga. Quando isso ocorre, a pedra pode provocar dor conforme passa do trato urinário para a bexiga.
Muitas pessoas também podem experimentar um conjunto de sintomas, incluindo náusea, vômito, sangue na urina ou febre. Se você apresentar algum desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário