sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Você acredita que já criaram frutas em pó? O motivo é uma maior durabilidade...


Consumo de frutas
Especialistas recomendam comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.
Cada porção pesa 80 gramas.
No entanto, a realidade é bem diferente, já que estamos testemunhando um declínio gradual do consumo de frutas e vegetais, especialmente entre as crianças.
Esta é uma das razões que fizeram uma equipe de pesquisadores de Valência (Espanha) desenvolverem novos produtos que possam promover o consumo de frutas.
Frutas em pó
O principal fator que afeta a estabilidade e a vida útil das frutas é o seu alto teor de água.
Assim, o grupo espanhol decidiu estudar a melhor forma de obter produtos mais duráveis, mas que conservem a maioria das propriedades das frutas originais.
Para isso, eles aplicaram técnicas de liofilização, também chamadas de secagem por congelamento (freeze-drying), e secagem por atomização (spray drying).
Kiwi, morango e toranja foram os primeiros frutos a literalmente virar pó.
A ideia é usar o pó de frutas para polvilhar em outros alimentos, ou como um ingrediente funcional em sucos, purês, leite ou chá.
Outro produto que a tecnologia pode criar são fatias de frutas secas, adequadas para lanches, muito mais saudáveis do que os salgadinhos.
Pronto para vender
Segundo Nuria Martínez Navarrete, pesquisadora da Universidade Politécnica de Valência, o consumo de frutas é baixo porque as frutas frescas duram apenas alguns dias.
E isto está em desacordo com nosso estilo de vida atual, que em muitas ocasiões nos impede de fazer compras diariamente.
É por isso, segundo a pesquisadora, que consumimos mais alimentos processados, produtos que são de longa duração e fáceis de preparar.
Esta tendência pode mudar graças a projetos como este, tão logo os resultados sejam transferidos para as empresas de alimentos.
Toranja em pó
Os resultados da pesquisa mostram que a liofilização conserva os compostos bioativos que são responsáveis pelos efeitos benéficos que a toranja tem sobre nossa saúde, também mantendo sua propriedade antioxidante.
De acordo com os pesquisadores, cada 100 gramas de toranja fresca produz entre 10 e 15 gramas de toranja em pó.
Metade dessa dose poderia temperar uma porção de salada.
Ou, acrescentando 85 mililitros de água, pode render suco equivalente a meia toranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário