sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Veja aqui algumas ideias pra desenvolver a criatividade...


Pensar com criatividade pode ser divertido; veja por quê. Fotos: Getty Images
Não é preciso ter o mesmo talento de um publicitário bem-sucedido para ser criativo. Filósofos, psicólogos e especialistas no assunto são unânimes em dizer que criatividade tem muito mais a ver com prática do que com dom. E já que vivemos em um mundo onde boas ideias podem valer milhões - Facebook, Youtube e tantas outras soluções da internet estão aí como prova - nada mais urgente do que manter o cérebro trabalhando em busca de novidades.



É por isso que nós do site do GNT fomos atrás de métodos e técnicas para soltar de vez a criatividade que existe em cada um. A lista, claro, não podia ser nada além de criativa e prática. Sim, é possível ser um gênio da criação! É só conferir as cinco melhores ideias abaixo.
  • 1
    Use a técnica dos 'seis chapéus do pensamento'
    O termo acima define um método filosófico criado pelo pesquisador maltês Edward De Bono.O sistema prevê uma maneira de agrupar perspectivas sobre uma mesma questão dentro de categorias representadas por chapéus coloridos. Essa técnica ajuda a organizar o impulso criativo. Veja como funciona cada estágio:

    Chapéu vermelho: Olhe para a situação de um jeito emocional. O que seus sentimentos dizem a respeito?
    Chapéu branco: Olhe objetivamente. Quais são os fatos?
    Chapéu amarelo: Adote uma perspectiva positiva. Quais elementos da solução vão funcionar?
    Chapéu preto: Adote uma perspectiva negativa. Quais elementos da solução não vão funcionar?
    Chapéu verde: Pense com criatividade. Existem ideias alternativas?
    Chapéu azul: Pense sem fronteiras. Qual é a solução mais abrangente?
  • 2
    Ouça Mozart
    Ninguém mais, ninguém menos do que Albert Einstein dizia que ouvir músicas do compositor clássico Mozart o ajudava a ser mais criativo. A ciência, de fato, já provou que certas frequências sonoras têm um efeito positivo sobre a performance do cérebro, sendo que as canções clássicas e instrumentais saem na frente. Outro benefício da boa música é provocar relaxamento, um estado de bem-estar que deixa a mente mais fresca e aberta.
  • 3
    Faça uma tempestade de ideias
    Essa técnica tão comum em universidades e ambientes corporativos tem o poder de levantar a criatividade adormecida. Ao fazer um "brainstorm", como diz o termo em inglês, deve-se primeiro ignorar os juízos de valor e o senso comum para só então ter o pensamento fresco. O objetivo é chegar ao máximo de ideias possível em um curto período de tempo e, em seguida, filtrar o que merece atenção.
  • 4
    Leia absurdos
    A mente humana está sempre em busca de significados para as experiências da vida. E quanto mais absurdas essas vivências, mais trabalho os neurônios terão para compreendê-las. Foi isso que dois pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da British Columbia, no Canadá, provaram ao pedir que um grupo de voluntários lesse trechos do escritor Franz Kafka - aquele que escreveu “A metamorfose”, sobre um homem que se transforma em inseto – e em seguida completassem uma tarefa de reconhecimento de padrões.

    Resultado: quem leu os absurdos de Kafka cumpriu o dever muito mais rápido do que quem não tinha lido. Prova de que o cérebro precisa mesmo estar em forma para ganhar agilidade e energia criativa. Precisa de umas dicas de leitura? Tente “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e “A revolta dos bichos’, de George Orwell.
  • 5
    Coma direito e faça exercícios
    Frutas que contêm vitamina C, como laranja, acerola e goiaba, e óleos do bem, no estilo azeite extravirgem, contam com uma alta dose de antioxidantes que, entre outros benefícios, protegem os neurônios. Funcionando direitinho, essas células garantem as conexões necessárias para fazer com que o nosso cérebro seja ágil e esperto. Em paralelo à dieta saudável, os exercícios físicos também desempenham um papel importante para a criatividade. Ao provocar a liberação do hormônio endorfina, corpo e mente ficam mais leves e relaxados, prontos para encarar novas ideias.


    Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário