terça-feira, 20 de março de 2012

Sabe aquela sobremesa de dar água na boca? Minipudim com doce de leite e creme chantilly

Preparar o doce de leite em casa é muito fácil: basta ferver uma lata de leite condensado por uma hora e deixar esfriar completamente antes de abrir. Feito o doce de leite, junte os ingredientes e mãos na massa para preparar o minipudim com doce de leite e chantilly.  A receita faz parte do livro Cozinha Argentina - Tradicional e Criativa, assinado por Pía Fendrik e editado pela V&R Editoras, tome nota:

Receita de minipudim com doce de leite e chantilly
Foto: Divulgação
Ingredientes:
350ml de leite
4 gemas
2 ovos
120g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para o caramelo:
100g de açúcar
100ml de água

Para acompanhar:
150ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
150g de doce de leite

Modo de preparo:
Aqueça o forno em temperatura média de 160ºC e coloque uma assadeira grande com água até a metade de sua altura. Em uma panelinha, aqueça o leite sem deixar ferver. Em um recipiente à parte, bata as gemas, os ovos e o açúcar. Junte o leite quente, sempre batendo, e a baunilha. Em outra panelinha, prepare o caramelo: aqueça o açúcar e a água até que fique dourado. Rapidamente, distribua em quatro ou cinco formas individuais para pudim, mexendo-as para que o caramelo recubra bem o fundo. É preciso trabalhar rápido porque o caramelo endurece. Se isso acontecer, aqueça de novo. 



Despeje a mistura do pudim nas forminhas e leve ao forno em banho-maria, colocando-as com cuidado dentro da assadeira com água, pois estará bem quente. Deixe no forno por 35 a 40 minutos, até que o ovo talhe. Retire, deixe esfriar e depois leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas. Desenforme passando uma faca de ponta redonda entre o pudim e as bordas e colocando as formas por alguns segundos em uma travessa baixa com água muito quente. Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos suaves, com cuidado para não passar do ponto de chantilly. Acompanhar os pudinzinhos com o creme chantilly e o doce de leite.



Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário