segunda-feira, 26 de março de 2012

Lote estreito, orçamento restrito e validade de cinco anos definiram o projeto para esse escritório imobiliário

A estante de madeira integra os dois níveis
A estante de madeira integra os dois níveis
Espaço qualificado, para durar cinco anos
O lote estreito, com apenas sete metros de frente, deu lugar à sede da Jal Empreendimentos, empresa familiar que atua no segmento imobiliário. A distribuição dos espaços ao redor de um jardim central, o pé‑direito duplo cortado pela passarela de estrutura metálica e a grande estante de marcenaria que integra os dois níveis são os principais elementos do pequeno escritório, projetado por FGMF Arquitetos.
O cliente adquiriu alguns terrenos na região do Itaim Bibi com a finalidade de construir edifícios ao longo dos próximos anos.
Um desses lotes foi usado para implantar a própria sede da empresa, construção de orçamento restrito e com data de validade predeterminada: dentro de cinco anos deve ceder espaço a uma torre.
Apesar do caráter provisório da nova sede da Jal, o proprietário pediu aos arquitetos do FGMF um projeto de linguagem contemporânea e com soluções que maximizassem o pequeno espaço disponível.
Os autores partiram de premissas simples e desenvolveram a proposta em dois pavimentos com ocupação em C em torno de um jardim central.
Além de estabelecer uma construção fluida em dois blocos, essa condição permitiu posicionar todos os ambientes de frente para o jardim.
Os dois volumes são interligados, no térreo, por um espaço misto de pé-direito duplo que agrega circulação e área de trabalho e, no piso superior, por uma passarela de estrutura metálica e piso revestido por madeira.
Logo na entrada foram dispostas recepção, sala de espera e sala de reuniões, de forma que visitantes não precisam circular por outros setores, explica Fernando Forte, um dos autores do projeto.
Os demais espaços são ocupados por cerca de dez pessoas que dividem dois estúdios abertos no térreo e dois outros no pavimento superior.
Paralelamente à bancada de trabalho do térreo e à circulação vertical, a grande estante de marcenaria desenhada pelos arquitetos torna-se um elemento emblemático.
O gradil metálico funciona como elemento de segurança e dá suporte ao paisagismo
Os ambientes voltados para o jardim interno ficam isolados do barulho e do movimento intenso da rua
 
A parede externa é feita com tijolos de demolição
A parede externa é feita com
tijolos de demolição
Ela promove a integração entre os dois pisos e apresenta módulos abertos de uso decorativo e outros fechados na forma de armários ou gavetões para documentos e arquivos, a fim de responder também pela organização geral do espaço.
Os fechamentos voltados para o jardim central empregam caixilhos de alumínio e vidro, o que permite o contato visual entre as pessoas e garante luz e ventilação naturais nos interiores.
A fachada do escritório combina soluções de apelo estético e baixo custo. O gradil de metal galvanizado é uma barreira contra invasões e também serve de suporte ao paisagismo.
O piso é revestido por filetes de paralelepípedo intertravados e a parede recebeu acabamento em massa texturizada. Por questões de segurança o acesso é feito por uma clausura em que a segunda porta só é aberta após o fechamento da primeira.
No espaço de pé-direito duplo que agrega circulação e área de trabalho, luminárias pendentes combinam luz direta e indireta
No espaço de pé-direito duplo que agrega circulação e área de trabalho, luminárias pendentes combinam luz direta e indireta
A passarela interliga os dois estúdios do piso superior
A passarela interliga os dois estúdios do piso superior
 
Sala de reuniões no térreo
Sala de reuniões no térreo
Os espaços de trabalho são abertos
Os espaços de trabalho são abertos


Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário