sexta-feira, 30 de março de 2012

CUIDADO: Segurar uma arma faz você pensar que outros também estão armados

Violência gera violência
Uma descoberta surpreendente pode lançar novas luzes sobre a questão da violência policial, assim como dar novas alertas sobre como se comportar em situações de ameaça, como durante um assalto.
Portar uma arma aumenta a tendência das pessoas a "ver" armas nas mãos dos outros, demonstraram James Brockmole e seus colegas da Universidade de Notre Dame (EUA).
Os experimentos demonstraram que uma pessoa armada tem uma tendência muito maior para confundir como uma arma o que é na verdade um telefone celular ou uma lata de refrigerante, segurados por outra pessoa.
Reação a armas
Os voluntários participaram dos experimentos enquanto mantinham nas mãos, ou uma arma de brinquedo, ou um objeto neutro, como uma bola de espuma.
Os pesquisadores variaram a situação em cada experimento - como colocar máscaras nas pessoas, usar pessoas de várias raças ou alterar a forma de reação dessas pessoas quando elas percebiam que o voluntário que estava sendo analisado estava segurando uma arma.
Independentemente da situação, o estudo mostrou que ter uma arma na mão gerou uma tendência na pessoa a gritar "arma presente" mais do que quando tinha uma bola na mão.
Assim, em virtude de proporcionar ao sujeito a oportunidade de usar uma arma, este se tornou mais propenso a classificar objetos em uma cena como uma arma e, como resultado, a um comportamento induzido pela ameaça, tal como levantar a arma de fogo para atirar.
Implicações teóricas e práticas
O estudo mostrou que a capacidade para agir é um fator determinante nos efeitos verificados. Por exemplo, simplesmente ver uma arma na cena não alterou o comportamento dos voluntários.
Mas segurar e poder usar a arma fez toda a diferença.
"Além das implicações teóricas para a percepção de eventos e identificação de objetos, essas descobertas têm implicações práticas para a aplicação da lei e a segurança pública," disse Brockmole.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário