sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo campus da FESPSP é implantado junto ao antigo casarão onde a universidade está instalada desde 1940

Edifício na General Jardim revela os pilares da sociologia paulista
Quando o prédio do novo campus da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) na rua General Jardim, em Vila Buarque, região central da cidade, começou a ter suas formas delineadas e os materiais de acabamento aplicados, correu na redação de PROJETO DESIGN, que fica próxima da escola, uma dúvida de sabor irônico: como seriam os pilares da instituição?
A dúvida se desfez no momento em que a escola inaugurou, no final de agosto, o prédio que a instituição chama de novo campus, implantado junto ao casarão onde a universidade está instalada desde a década de 1940.
Os pilares do hall de entrada da edificação foram mantidos em concreto aparente, revelando o cuidado do autor do projeto, arquiteto Cleber Bonetti Machado, com uma arquitetura mais bem qualificada, sensibilidade que ele também teve para com a antiga construção.
Com planta em forma de L, o novo edifício envolve o imóvel existente em um de seus flancos e também no fundo do lote, sem, no entanto, ofuscá‑lo. “Nossa maior preocupação foi integrar os dois prédios”, explica o arquieto.
Elevar o pavimento térreo da edificação concluída recentemente foi uma das estratégias adotadas por Machado para permitir o que ele chama de maior oxigenação do casarão.
Embora sejam programas diferentes, no empreendimento da FESPSP o arquiteto ocupa o lote de forma semelhante à que ocorreu no terreno do Parque Cultural Paulista/Casa das Rosas, projeto idealizado pelo Escritório Técnico Júlio Neves e publicado há quase duas décadas por PROJETO DESIGN.
Na edição 148, de dezembro de 1991, a revista informava inclusive como terrenos foram comprados e remembrados ao lote original, na avenida Paulista, para viabilizar a construção/preservação.
Esse é outro aspecto semelhante entre as iniciativas, embora haja também diferenças, como nota Machado: para ele, na Casa das Rosas o prédio comercial serve como pano de fundo para o imóvel histórico, ao passo que na FESPSP as construções interagem mais.
Exemplar da arquitetura eclética paulistana, mas sem maior relevância, o casarão da General Jardim tem seu ponto de interesse ligado a questões imateriais, entre elas o fato de a escola que o ocupa ter suas bases ancoradas nos ideais da Revolução Constitucionalista de 1932.
Campus da FESPSP, na rua General Jardim, em São Paulo: interação entre o novo prédio e o casarão que acomoda a escola desde a década de 1940
Campus da FESPSP, na rua General Jardim, em São Paulo: interação entre o novo prédio e o casarão que acomoda a escola desde a década de 1940
Parque Cultural Paulista/Casa das Rosas: convivência harmônica depois que lotes foram remembrados para viabilizar o empreendimento
Parque Cultural Paulista/Casa das Rosas: convivência harmônica depois que lotes foram remembrados para viabilizar o empreendimento
No desenho de Machado, as salas de aulas voltam- se para a face envidraçada do prédio, de onde se descortina não só o casarão, como também a praça frontal.

“As visuais variam a cada pavimento”, ele explica. O arquiteto planeja, agora, transformações no imóvel antigo, que, mantidas as paredes - a “casca”, como diz -, poderia transformar-se num ótimo auditório. A redação da revista, vizinha, promete acompanhar a obra.

Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário