quinta-feira, 22 de março de 2012

Relacionamento do casal interfere na decoração do ambiente

Dividir a vida e a casa com uma outra pessoa completamente diferente, na prática, não é tão fácil como nos contos de fadas. Todavia, a adesão a algumas regras no dia a dia pode ajudar na manutenção de uma convivência harmônica. Pensando em facilitar a vida do casal, a arquitetura e decoração encontram soluções que valorizam a individualidade de cada pessoa.


Os tempos mudaram e, nos dias atuais, a união entre homem e mulher parece se tratar de um manual de convivência, um contrato onde a principal premissa é a divisão de tudo, com a condição de não deixar a singularidade de cada um em segundo plano. Essa parece ser a receita para um casamento duradouro. Respeitar a individualidade e o espaço do parceiro é fundamental.
“A escolha de se unir a alguém, passar os dias compartilhando o mesmo ambiente, os problemas, as possibilidades financeiras e mais, sem imposição familiar, como ocorria antigamente, faz com que todo o conceito de casamento se altere e, junto a este, as relações de convívio. Este novo conceito de união reflete também no lar. Os ambientes retratam estas relações”, comentam as profissionais da VS Design, Fabiana Visacro e Laura Santos.
Quando marido e mulher passam a conviver sob o mesmo teto, as diferenças entre eles ficam mais evidentes. Ela reclama da bagunça dele. Ele reclama que ela demora muito no banho. Ela quer ver novela, ele futebol… E por aí vai. Então, como planejar o lar para atender as necessidades dos dois? A resposta está na segregação de ambientes.

Os closets, com espaços bem definidos para o uso do homem e da mulher
Segundo a designer de interiores Iara Santos, a mulher é quem mais pede essa opção. “A esposa, geralmente, é mais organizada, cuidadosa e se sente mais incomodada em ter que compartilhar, por exemplo, o banheiro com o marido, uma vez que o homem tem mania de jogar a toalha pelo chão, deixar a pia molhada e outros. Isso costuma irritar mais as mulheres”, explica.
O banheiro costuma mesmo ser o cantinho mais solicitado por elas para ser duplicado. E as profissionais defendem: “A mulher precisa cuidar da estética, por isso, principalmente pela manhã, costuma demorar no banho e, gastar um bom tempo com a maquiagem e cabelo. Como o horário de trabalho do marido geralmente é o mesmo, a mulher acaba tendo que abrir mão do tempo dispensado para cuidar de si”, lembra Iara.
A solução para isso, de acordo com Fabiana e Laura, é a colocação de pares de cubas, vasos sanitários e chuveiros no banheiro, possibilitando o uso do banheiro pelo casal ao mesmo tempo. “Essas são as solicitações mais comuns. E realmente isso torna a vida do homem e da mulher mais confortável e prática”, ressaltam. Elas recomendam ainda que se mantenha um padrão. “Os revestimentos, cores e etc. devem manter unidade, evitando-se a distinção, para que a sensação seja de harmonia. Nada de poluição visual”!
Além do banheiro, os armários e o closet entram na lista dos itens solicitados para a segregação. Os projetos de decoração têm atendido de forma bastante criativa essa demanda. Uma contribuição da arquitetura e do design de interiores para que os pombinhos possam, de fato, viver felizes para sempre.

Fonte: Central Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário