quarta-feira, 7 de março de 2012

Alimentação e exercícios formam uma dupla imbatível


Alimentação e exercícios

Alimentação e exercícios formam uma dupla imbatível. As calorias extras que você consome são gastas durante os exercícios e, por outro lado, a energia e os nutrientes que utiliza nas atividades físicas são repostos com a alimentação. Ou seja, um compensa o outro, encontrando o balanço energético ideal para uma vida saudável. 

Quem pratica exercícios regularmente, deve tomar alguns cuidados com a alimentação, uma vez que os horários e tipos de alimentos interferem diretamente na sua performance. 

- Para iniciar uma atividade, você precisa de energia. Além disso, o consumo de carboidratos, como frutas, cereais e biscoitos, um tempo antes do exercício, ajuda seu corpo a queimar gordura. Por isso, uma boa ideia é fazer um lanchinho uma hora antes de começar.

- Se o seu objetivo for ganhar massa muscular, o consumo de carboidratos antes e de carboidratos mais proteínas depois do exercício contribui para que seu corpo não use as proteínas dos músculos como fonte de energia. Mas lembre-se de que consumir proteínas em excesso também é desnecessário, pois ela pode ser convertida em gordura e colaborar para o aumento de peso.

- Se a ideia é perder gordura, o ideal é fracionar a alimentação, comendo porções menores várias vezes ao dia, o que ajuda no controle da fome e acelera o metabolismo. Restringir demais as calorias também tem o efeito contrário, pois pode provocar perda de massa muscular, não de gordura. E ficar em jejum ou muito tempo sem comer, confunde o metabolismo e faz com que ele evite gastar sua reserva de energia, ou seja, a gordura. 

O suor durante o exercício não significa que você está perdendo gordura, mas sim água. Por isso, hidrate-se. Isso ajuda a manter o pique e a não comprometer o seu rendimento. Outro mito que deve ser quebrado é o de que para manter o peso é preciso fechar a boca e malhar. Praticar qualquer atividade física sem energia pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde e até dificultar a perda de peso.
    
Para conhecer as necessidades específicas do seu organismo, de acordo com a atividade que pratica, e ter um cardápio balanceado, é muito importante consultar um nutricionista.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário