sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Torta de limão com merengue: receita de Claude Troisgros

Claude Troisgros ensina ao desafiante Robson Barreto os segredos do preparo de uma deliciosa torta de limão. Entre uma das dicas, o chef francês ensina qual é o ponto certo do suspiro: quando a massa estiver consistente e não escorrer da ponta dos dedos. Assista ao vídeo e anote a receita do "Que Marravilha!":



Para a massa:
Ingredientes:
1  pacote de biscoito maisena
100g de manteiga 
1 xícara de açúcar
75g de farinha de trigo
1 pitada de sal 

Modo de preparo:
Triture bem o biscoito e misture com os outros ingredientes. Unte a forma com manteiga e coloque a massa de biscoito. Aperte bem. Asse até dourar (10 a 15 minutos a 180ºC)

Para o creme de limão:
Ingredientes:
240g de açúcar
200ml de creme de leite
6 ovos 
Suco de 3 limões sicilianos 
 
Modo de preparo:
Bata os ovos ligeiramente. Misture os demais ingredientes e misture. Coloque-os na torta pré-assada. Asse a 100ºC por 1h15min. Retire e deixe esfriar colocando na geladeira por cerca de 15 a 20 minutos.

Claude Troisgros ensina como fazer petit gateau

Para o suspiro:
Ingredientes:
4 claras de ovo
175g de glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
175g de açúcar

Modo de preparo:    
Ponha as claras, o glaçúcar e o açúcar no recipiente da batedeira. Bata com um fuê e esquente ligeiramente no fogo, sem deixar cozinhar. Bata na batedeira até esfriar. O ponto ideal é quando o creme fica firme e cremoso, sem escorrer.

Montagem:
Retire a torta do forno. Ponha-a na geladeira por cerca de 15 minutos. Desenforme a torta e coloque o suspiro por cima. Ponha o glaçúcar puro em cima e leve ao forno quente até ficar bronzeado (cerca de 10 minutos).

Dicas para servir a torta de limão:
Rale cascas de limão verde e limão siciliano no prato. Coloque uma fatia de torta no centro, flambe com Cointreau e sirva.


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário