terça-feira, 8 de novembro de 2011

Arquitetura singular com uma mega estrutura aconchegante....

Casa região serrana distribuída em três lâminas escalonadas
O programa da casa, na região serrana do Rio de Janeiro, distribui-se em três lâminas escalonadas
Três lâminas à sombra da encosta
Responsável pelo projeto desta residência no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, o arquiteto Miguel Pinto Guimarães conta que a implantação foi sugerida pela topografia e tipologia do terreno, “uma encosta íngreme, de inclinação constante e vista surpreendente”. O extenso programa foi distribuído em pavimentos escalonados - três lâminas compridas e estreitas -, de usos e funções bem definidos.
Localizado a cerca de 20 quilômetros do centro histórico de Petrópolis, o distrito de Pedro do Rio tem sua paisagem marcada por montanhas e vales, dos quais muitas pessoas procuram desfrutar em casas de lazer e veraneio, demanda na qual se classifica a residência projetada por Miguel Pinto Guimarães.
A configuração da morada, construída rente a uma encosta rochosa, aproveita a topografia do lote para expandir a vista da natureza que a cerca. Peças em madeira cumaru, alvenaria e elementos metálicos deram forma à edificação.
acesso à casa é feito pelo pavimento intermediário. “A entrada cruza a construção e define um hall coberto pelo piso superior”, detalha Guimarães. É na cota do acesso que foram dispostos os espaços de convívio: varandas, salas de estar, jantar e vídeo, cozinha e dependências de serviço.
Pavimento intermediário tem uso predominantemente noturno
Na setorização, o pavimento intermediário tem uso predominantemente noturno, enquanto o piso superior destina-se ao pernoite
Cobertura atirantada sala de jantar
Cobertura atirantada do espaço que estende a sala de jantar para o exterior
andar superior foi reservado para os dormitórios: a suíte principal é voltada para a paisagem e os quartos de hóspedes (três) tem varandas junto à encosta posterior.
pavimento inferior destinou-se ao lazer. Piscina, jardim, varanda coberta com churrasqueira, sauna e sala de ginástica são agrupados nesse piso, que o arquiteto identifica como piloti.
“Essa solução decorre da opção de rebaixar o níveldo jardim para reduzir o muro que o contém, escolha que gerou uma área coberta correspondente à projeção do pavimento intermediário”, revela Guimarães.
A proposta de acomodar o programa em três lâminas estreitas e alongadas deve-se, sobretudo, à adequação da forma à topografia, segundo o autor.
Guimarães explica que o partido foi consolidado pelo uso conferido aos pavimentos durante apermanência na casa: o inferior é frequentado predominantemente durante o dia; o intermediário, no transcorrer da noite; e o superior, para o pernoite.
“O tipo de utilização de cada um diminuiu consideravelmente o esforço e a circulação vertical”, avalia o arquiteto.
Piso da varanda projeta-se sobre área externa
O piso da varanda do quarto principal projeta-se sobre a área externa do estar
Estar pavimento intermediário
Área de estar, no pavimento intermediário. Vales e montanhas se alternam na paisagem de Pedro do Rio
O fato de o terreno ser sombreado em boa parte do dia pelo maciço de pedra que o limita ao fundo foi determinante para a definição do projeto em dois aspectos apontados por Guimarães: o desenho da cobertura e a localização da piscina.
cobertura é constituída por telhado de apenas uma água, gerando a fachada frontal de 4,20 metros em cada cômodo - triângulos laterais somam-se à modulação e otimizam o aproveitamento da iluminação natural na maior parte do dia.
piscina estende-se por todo o plano do jardim e se projeta sobre o desnível do terreno. “Ela busca a maior exposição ao sol, driblando a sombra da casa e da pedra”, conclui o autor.

Texto de Adilson Melendez
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 378 Agosto de 2011

Miguel Pinto GuimarãesMiguel Pinto Guimarães (FAU/ UFRJ, 1997) tem projetos residenciais implantados no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Em seu escritório desenvolve também trabalhos de arquitetura corporativa
Piscina busca exposição ao sol
A piscina busca maior exposição ao sol, driblando a sombra da casa e da pedra
 
Área de circulação aproveita luz natural
Área de circulação. Transparências favorecem o aproveitamento da luz natural
Vedação externa da casa intercala madeira e vidro
O vidro intercala-se à madeira na vedação externa
da casa
Croqui
Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário