sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Natação no mar: atividade ajuda a deixar o corpo em forma para o verão

Natação  mar
Natação no mar: exercícios e liberdade / SXC
As travessias de natação no mar conquistam adeptos. No Rio de Janeiro, por exemplo, os participantes estão treinando para a Travessia dos Bravos, que acontece nos dias 18 e 19 de dezembro. Treinos com especialistas podem ser feito nas praias e até mesmo são oferecidos pelas academias. Com a popularização, muita gente descobriu que a natação no mar é uma ótima alternativa às piscina fechadas. Principalmente no verão. 

“É uma integração com a natureza. Além disso, a salinidade e a radiação solar têm efeito medicinal. Todas essas coisas mexem com o humor, astral, alegria”, diz o professor de educação física Joaquim Ferrari. Ele explica que nadar no mar, se ele apresentar condições favoráveis – como pouca onda e correnteza - é mais fácil do que na piscina. 

professor Mario Jorge Hilarino cita diferenças da piscina. “A água com cloro, ou salinizada, é muito menos densa. No mar você flutua com mais facilidade. Já as correntezas geram mais dificuldade. No mar, a água é mais escura, por isso tem pouca orientação”. Por isso, explica, são usados outros pontos fixos de referência, importantes para guiar o nadador. Pode ser um prédio, pedra, ou mesmo uma boia. As exigências do corpo também são um pouco diferentes: o nadador do mar utiliza mais os braços do que as pernas.

Cuidados com o corpo
Hidratação, boa alimentação e um protetor solar com alto fator de proteção são fundamentais. Uma recomendação de todos os professores: nunca nade sozinho no mar. Outra dica é conhecer a região onde se vai nadar e estar em boas condições físicas. Mário Jorge recomenda avisar aos salva-vidas da praia, que também podem orientar quanto às condições do mar. As nadadeiras estão entre os itens indispensáveis. Outro alerta: sempre nadar paralelamente à areia, e nunca em direção ao mar aberto.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário