quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Óleo de alho protege o coração

Trissulfeto dialil
Um componente do óleo de alho ajuda a liberar compostos protetores para ocoração após um ataque cardíaco, durante uma cirurgia cardíaca, ou como um tratamento para insuficiência cardíaca.
Em baixas concentrações, o sulfeto de hidrogênio (ou gás sulfídrico) protege o coração contra danos em várias intercorrências.
No entanto, este gás é instável e volátil, tornando difícil usá-lo como terapia.
O trissulfeto dialil, um componente do óleo de alho, parece ser a solução para isso.
Alho para o coração
Pesquisadores da Universidade Emory (EUA) descobriram que este componente do óleo de alho leva os benefícios do sulfeto de hidrogênio até o coração, sem as dificuldades de manipulação direta do gás.
A descoberta sugere que os médicos possam usar o trissulfeto dialil em muitas das situações em que as pesquisas demonstraram as vantagens do uso do sulfeto de hidrogênio.
"Isto pode evitar a necessidade de injetar medicamentos que liberam o sulfeto de hidrogênio fora de uma situação de emergência," diz David Lefer, um dos autores da descoberta.
61% melhor
Os pesquisadores bloquearam as artérias coronárias de camundongos por 45 minutos, simulando um ataque cardíaco. A seguir, eles aplicaram o trissulfeto dialil, pouco antes de o fluxo de sangue ser restaurado.
O composto reduziu a proporção de tecido cardíaco danificado em 61%, em comparação com os animais que não receberam o composto do óleo de alho.
"A interrupção de oxigênio e do fluxo sanguíneo danifica as mitocôndrias, e a perda da integridade mitocondrial pode levar à morte celular," explica o pesquisador. "O sulfeto dialil desliga temporariamente a função das mitocôndrias, preservando-os e diminuindo a produção de espécies reativas de oxigênio."
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário