segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Você já tem vários projetos e metas para 2013 e não sabe como começar?

Antes de colocar as promessas no papel, escolha as que você pode mesmo cumprir. Foto: Getty Images
Por Pollyana de Moraes


Todo fim de ano costuma vir acompanhado de resoluções e metas pessoais a serem cumpridas nos próximos 365 dias. Como cada um sabe das próprias vontades, não vamos dizer aqui o que você deve ou não fazer em 2013.


Seja lá quais forem seus sonhos e desejos para realizar no Ano Novo, mostramos na lista abaixo os quatro passos que prometem dar um incentivo daqueles e evitar as frustrações dos objetivos não alcançados. É para ler antes de colocar as promessas no papel.
  • 1
    Faça uma retrospectiva
    Para começar o ano sem pretensões impossíveis em mente, o coach Homero Reis recomenda uma avaliação das conquistas e das perdas dos últimos 12 meses.  Segundo o especialista, não dá para projetar situações muito distantes do que se vive hoje. “A recomendação é fazer mais a partir do que se tem agora. O objetivo das metas é a superação. Quem escala o Monte Everest, por exemplo, não pode olhar o topo para não se assustar. Tem que olhar para próximo passo”, avalia Homero.
  • 2
    'Pense pequeno'
    A frase acima é o slogan de uma campanha publicitária lançada na década de 1950, nos Estados Unidos, para promover o Fusca diante dos carros espaçosos da época. A iniciativa ousada de evidenciar uma característica negativa do automóvel acabou dando certo: muita gente passou a preferir a praticidade do carro pequeno que cabe em qualquer vaga.

    Para as resoluções de fim de ano, a dica também é esta: menos é mais. Em vez de elaborar uma lista infinita de tarefas a cumprir, foque nas mais práticas e estipule prazos curtos. “Precisa emagrecer uns 20 quilos? Não pense no número final, concentre-se no que você pode perder por semana até chegar lá”, ensina o coach Homero Reis.
  • 3
    Aceite ajuda
    Num mundo em que ajuda não se pede, se contrata, revelar as próprias fraquezas para os outros está fora de cogitação. Apesar disso, a cada novo ano, vale muito a pena contar com as velhas amizades para tornar os sonhos possíveis. A dica aqui é cercar-se de gente que encoraja e incentiva. “Não é para manter uma relação de cobrança, e sim, de incentivo”, afirma Homero Reis.

    Sabe aquele amigo que convida para uma corridinha e você sempre ignora? Ou aquele colega de trabalho que está seguindo uma dieta certinha e já até passou para você o telefone da nutricionista? Chegou a hora de aceitar essa mãozinha e deixar o orgulho de lado.
  • 4
    Não se reprima
    O maior problema de quem traça metas para o Ano Novo é a frustração de não ter conseguido cumprir alguma ou várias, por isso, além de seguir os três passos acima e fazer o que você realmente é capaz, é fundamental livrar-se da culpa e do sofrimento por antecipação. O mais importante é não sabotar os próprios planos com desculpas e atrasos. Se, por fim, não der para fazer tudo em 2013, o ano de 2014 pode dar conta do recado.
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário