quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quer ganhar uma promoção? Veja cinco concelhos que irão ajudá-lo aonde quer chegar

Foto: Getty Images
LearnVest, uma famosa consultoria de carreira dos Estados Unidos, resolveu reunir 12 líderes de empresas e negócios para saber, na opinião deles, o que realmente faz um profissional chegar a um cargo melhor. A identidade dos chefes ouvidos na pesquisa não foi revelada, mas a consultoria garante que há no grupo líderes de todas áreas, do marketing à tecnologia.

Além daquela velha conversa sobre demonstrar compromisso, interesse e empenho no trabalho, a turma deu dicas bem mais práticas do que aquelas que costumamos ouvir por aí. As cinco melhores seguem na lista abaixo.
  • 1
    Diga que ele (o chefe!) está errado
    Que fique claro: não é para sair por aí discordando do chefe só para mostrar quanta coragem e personalidade você tem. A dica aqui é nunca perder a oportunidade de contribuir com uma opinião inteligente, só porque ela é o oposto daquilo que o chefe diz. Se você realmente acredita que tem uma solução melhor para o problema, prove com dados e até estatísticas por que está certo.
  • 2
    Fique livre do drama
    O líder de uma equipe ou de uma empresa normalmente não costuma estar lá muito preocupado com preferências pessoais que não têm nada a ver com o trabalho. Por isso,fazer cara feia quando ele pede para que trabalhe num projeto com alguém de quem você não gosta só vai afastar ainda mais uma promoção. Reclamar o tempo todo da vida, dos outros, do cansaço, e do trânsito também não leva ninguém a lugar nenhum. Na dúvida, deixe o drama em casa e aja com profissionalismo.
  • 3
    Não seja arrogante
    Confidência é uma coisa, arrogância é outra. Antes de achar que merece um cargo melhor e andar pela empresa de nariz empinado, deixe que seu trabalho fale por você.
  • 4
    Participe das confraternizações
    Não dá para ignorar que, muitas vezes, passamos mais horas do dia com pessoas do trabalho do que com a família. Então por que, mesmo depois de uma jornada de oito horas, ainda vale a pena ir com o pessoal do escritório para um Happy Hour? Segundo os chefes entrevistados pela consultoria LearnVest, são nesses momentos que conseguimos mostrar um lado mais descontraído e estreitar laços. Não precisa fazer amizade com todo mundo, mas seu chefe vai gostar de conhecer seu lado sociável.
  • 5
    Esqueça o problema, encontre a solução
    Choramingar é um verbo proibido para quem deseja subir na carreira. É claro que os momentos difíceis não vão deixar de existir se você apenas pensar positivo, mas será muito mais fácil lidar com eles. Por isso, antes de levar o próximo problema para a mesa do chefe, ele também uma solução inovadora para sugerir. Mesmo que ela não seja aplicada, certamente ele notará que você se dispôs a buscar por ela.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário