quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Veja dica de como organizar sua estante para começar o ano com tudo no lugar...


Estante harmoniosa A distribuição das peças nas prateleiras de uma estante deve ser equilibrada, ou seja, o volume deve ser parecido em cada uma delas. Não há regra sobre qual espaço sobrar entre a pilha de livros e a prateleira de cima. Tudo vai depender da medida dos livros, se eles podem ocupar ou não todo o vão. Por isso, é importante a atenção à proporção entre as peças. Se você tem duas estantes, lado a lado, pode-se ter simetria sem que a disposição dos elementos seja igual nas duas – mas, de novo, olho nas proporções! Livros de uma mesma coleção devem ser mantidos juntos. Já os enfeites junto às coleções podem ser coloridos, como o vaso Marilyn Monroe, da Benedixt. Quando se misturam livros avulsos de várias cores, procure usar tons lisos ou neutros nos objetos, a exemplo do vaso cinza de vidro, da Stile d.o.c., e dos apoios para livros da Benedixt. Coleção Pottery Barn encontrada na Livraria Haikai. 
SAIBA MAIS
Biblioteca particular (1) Existem duas formas funcionais de organizar os livros na estante. A primeira é separar por categoria, subdividir por temas e depois organizar por autor ou título. A outra, mais simples, é organizar por tema, como os livros de designers ou de culinária (na segunda prateleira). Seja qual for o jeito, os livros devem ser colocados num canto para facilitar a visualização. Álbuns de fotos (no alto, à esq.) da Org.Store e livros da Benedixt.
Preencha as lacunas (2) Peças decorativas têm espaço garantido na estante. As utilitárias, como taças, ficam mais bem organizadas em bandejas (também na estante) ou dispostas no bar. Um truque para disfarçar as lacunas do móvel é escolher um livro com uma bela capa e colocá-lo na vertical, à mostra, no fundo da prateleira. O mesmo pode ser feito com uma pequena tela, gravura ou quadro, como o do Pensador (no alto, à dir.). Importante lembrar: ter espaço em branco é bom para dar leveza. Quadros da Benedixt.
Triagem de revistas (3) O ideal é não acumular edições antigas de revistas em casa por anos a fio, a não ser que elas estejam relacionadas à atividade profissional do morador ou sejam consultadas constantemente. Mas se depois da seleção sobrarem alguns exemplares, eles podem ser acomodados na estante de forma horizontal ou vertical. Nesses casos, elementos de decoração junto às revistas dão graça. Outra solução é usar nichos de madeira para delimitar o espaço dessas publicações na estante. Vasos de vidro azuis da Coisas da Doris.
Suvenires e coleções integrados à decoração (4) A disposição das lembranças de viagem ou das coleções tem de ser direcionada pelo bom senso. Deve-se agrupá-las de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Caso contrário, o melhor é misturar esses objetos com os livros. Na estante mais alta, pombas da artista Rachel Hoshino. 
Otavio Dias


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário