quinta-feira, 26 de julho de 2012

Você sabia que a carne vermelha não é considerada mais um vilão na alimentação?



Foi-se o tempo em que a carne vermelha era considerada prejudicial à saúde. Agora ela não só pode como deve fazer parte do seu cardápio!

A carne vermelha faz bem ou mal à saúde? Essa é uma das mais polêmicas discussões de quem se preocupa com a alimentação saudável. Até pouco tempo atrás este alimento foi parar no banco dos réus por sua relação com o desenvolvimento de doenças do coração. Felizmente, a ciência comprovou que o consumo proporciona benefícios à saúde. Entenda agora por que você não precisa mais abrir mão do delicioso churrasco do fim de semana:

Antes, ela era vilã...

... porque há alguns anos pesquisas demonstraram maior incidência de doenças do coração em populações que comiam muita carne vermelha, fonte de gorduras saturadas. Esse tipo de gordura realmente pode se acumular nas artérias e desencadear doenças cardiovasculares e aumentar os índices de colesterol ruim (LDL). Por isso, ela passou a ser a “inimiga do coração" e foi abolida do cardápio de muita gente.

Mas agora se sabe...
... que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares está mais associado ao consumo exagerado – dentro dos limites não há riscos. Para evitar o problema, consuma a carne vermelha três vezes por semana, intercalando com carne de frango e peixe. E dê preferência aos cortes magros, como o filé mignon, o lagarto e a alcatra. Por outro lado, a carne vermelha traz diversos benefícios à saúde, pois é rica em nutrientes, como o ferro, mineral que realiza (juntamente com a hemoglobina) o transporte de oxigênio celular. E possui vitamina B12, que atua principalmente nas células do intestino, do tecido nervoso e da medula óssea. Muitos desses nutrientes não se encontram facilmente em outros alimentos. A carência leva à anemia e a problemas de crescimento. 

 

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário