quarta-feira, 25 de julho de 2012

Exercícios físicos: hormônio pode ser a chave para motivação


Você anda desmotivada para frequentar a academia? Cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriram um hormônio que pode dar uma forcinha para quem tem dificuldade em praticar exercícios. De acordo com os pesquisadores, níveis elevados de eritropoetina fizeram com que ratos corressem mais rápido. 



Substância melhora o humor
Os cientistas acreditam que a substância tenha efeito benéfico sobre o humor, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de depressão e doenças associadas. Essa característica do hormônio também poderia ajudar pacientes cujo exercício é capaz de amenizar sintomas, como portadores de Alzheimer. 

Publicado no FASEB Journal, o estudo comparou ratos que receberam o hormônio eritropoetina humano, outros que foram geneticamente modificados para produzir a susbtância e ainda um grupo controle, que não recebeu nenhum tipo de tratamento. Os cientistas verificaram que os ratinhos que apresentaram mais eritropoetina no sangue foram capazes de correr mais rápido e por mais tempo, quando comparados ao grupo que não sofreu intervenções.



Hormônio pode prevenir diabetes tipo 2

A descoberta abre ainda novas frentes para prevenir a obesidade, epidemia que já afeta um bilhão e meio de pessoas no mundo. O aumento da motivação para o exercício também diminuiria a incidência de doenças decorrentes do excesso de peso, como o diabetes tipo 2.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário