terça-feira, 24 de julho de 2012

Cama elástica exercita o corpo de forma divertida



Pular emagrece e diverte: a cama elástica se transformou em uma das opções preferidas de quem quer manter a forma mas não está disposto a encarar a malhação pesada das academias. São diversas atividades desenvolvidas com auxílio do trampolim, como é chamada. A aula de Jump é a mais conhecida delas. Mas fazer o mesmo exercício dentro da água: o Hidro Jump, é uma atividade com menos impacto ainda. Ela ainda é utilizada nas aulas de circo, para movimentos de acrobacia. 

Os trampolins para uso pessoal, em casa, também são uma opção. Os diâmetros e preços variam e alguns modelos modem ser usados até mesmo dentro de casa e custam em média R$ 150.

São muitos os benefícios da cama elástica: melhorar o sistema circulatório, fortalecer a musculatura e dar ganhos articulares são alguns deles. “Mas o melhor é que você faz tudo isso brincando”, argumenta Guilherme Moscardi, professor da 
Academia Reebock.  Ele é o coordenador da parte aquática da academia e também usa a cama como auxiliar nas aulas.  Ele explica que, dentro da água, os benefícios são ainda maiores. “Dentro da água, há também a pressão hidrostática. Ao pular, o líquido do corpo é pressionado, o efeito é como se fosse de uma drenagem linfática”, explica.

Para Moscardi, o trampolim também pode ser usado para ginástica com crianças, principalmente pelo seu aspecto divertido. “Brinco, com minhas sobrinhas, em casa. Mas é claro que o meu conhecimento é o de um professor de educação física”, pondera. Ele diz que, mesmo como brincadeira, a prática usa os músculos e ajuda a estabilizar a coluna. “Fortalece toda a parte paravertebral do corpo. E não impede futuros problemas de coluna das crianças. Mas se um dia elas tiverem algum, com certezas estarão mais preparadas para lidar com isso”, diz. 

Crianças ou adultos, o trampolim ainda tem um ponto fundamental: relaxa quem está fazendo ginástica.  “Sem dúvida, você se diverte. É um tipo de exercício muito diferente, você faz por prazer”, explica ele.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário