segunda-feira, 23 de julho de 2012

Olha que legal: A garagem virou sala



Uma reforma inspirada nas propostas da arquitetura moderna paulista deu função mais nobre ao espaço que existia embaixo desta casa na Vila Madalena, em São Paulo, usado para guardar carros. No projeto assinado pelos arquitetos Beto Amaral, 36 anos, e Renato Schelini, 27, a garagem virou um amplo living, com portas ejanelas de correr que se abrem para o deque e o jardim, criados nos fundos do terreno de 360 m². “Antes, a sala era na frente, voltada para a rua. No lugar da área de lazer, havia uma edícula, que ocupava quase todo o quintal”, diz Amaral. Ao demolir essa edícula, eles reduziram a área construída de 300 m² para 260 m², apesar da ampliação do espaço interno.
Elevada por pilares no terreno em declive para ficar no nível da rua, a antiga construção reunia sala, cozinha, dois dormitórios e um banheiro em um único pavimento. “A casa era esquisita, mas compramos por causa do local. Logo pensamos em aproveitar melhor a parte de baixo”, diz Rosana, que mora com o marido e a filha adolescente.





Saem os carros, entra o bem-estar. Na reforma desta casa de 260 m², a garagem foi ocupada por um generoso living, com vista para o canto de lazer. O projeto dos arquitetos Beto Amaral e Renato Schelini ainda elege um material eterno: o granilite

 
Texto Marilena Dêgelo. Repórter de imagem Viviane Gonçalves
Agora com dois pavimentos, a casa tem no nível superior toda a área íntima: uma suíte, dois quartos, um banheiro e a sala de TV. Na reforma, os quartos receberam piso de madeira cumaru e os banheiros, de granilite cinza. Para melhor ventilação e iluminação nos dormitórios, os arquitetos colocaram janelas maiores com venezianas pantográficas, que abrem totalmente o vão de 2 m. Na área da antiga cozinha, eles construíram uma escada de concreto que liga internamente os dois pavimentos.
“Embaixo, mantivemos só a estrutura de vigas e pilares da garagem. Demolimos a rampa, por onde entravam os carros, e fizemos o muro de contenção no recuo frontal, para o estacionamento ficar no nível da rua”, diz Schelini. No espaço da rampa, junto a esse muro, foi possível instalar a lavanderia e as dependências de empregada. No mesmo patamar, a nova cozinha é integrada ao living e separada das salas de jantar e estar por uma bancada de madeira. Para dar unidade ao espaço, os ambientes receberam piso de granilite preto.








Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário