sexta-feira, 27 de julho de 2012

A importância da coluna ereta: conheça os melhores exercícios para a postura



Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, já dizia a canção de Walter Franco. Mas quais são os melhores exercícios para fortalecer e alongar acoluna, evitando dores musculares?


A fisioterapeuta Tereza Motta explica que os exercícios mais indicados são aqueles que visam, de forma equilibrada, ao fortalecimento ealongamento muscular, ajudando na postura final. “O músculo, para ser verdadeiramente forte, precisa de contração e alongamento, tendo assim qualidade no desempenho da sua função”, diz ela. 



Aulas de dança, caminhada, yoga, Pilates e exercícios na água estão entre as atividades mais indicadas pelos especialistas. Mas movimentar o corpo não é sinônimo de boa postura.“O balé, por exemplo, costuma ser benéfico, mas em alguns casos pode reforçar um padrão postural que precisa ser corrigido”, alerta a professora de Pilates Mariana Lacombe, do estúdio Uuatá.



Teresa Motta destaca a importância de uma consulta médica em casos de má postura. “A pessoa precisa da avaliação profissional para descobrir as causas do problema e receber indicações de exames complementares e tratamento”, explica ela. 



caminhada e o Pilates são exercícios recomendados para quem procura uma postura saudável e ainda trazem outros benefícios. “A caminhada é uma atividade aeróbica que auxilia no sistema cardiovascular e estimula o fortalecimento ósseo”, garante Teresa Motta. “Caminhar também ajuda no emagrecimento”, reforça Mariana.



consciência corporal é outro aspecto importante. “Quando você tem consciência do seu corpo usa isso em qualquer atividade física que realize”, diz Mariana. “Numa aula de Pilates, aprende-se a ter uma boa postura, seja deitado, sentado ou em pé”, acrescenta ela.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário