segunda-feira, 30 de julho de 2012

Frutas, verduras e legumes: segredos para comprar e conservar



A busca por uma vida mais saudável, muitas vezes, esbarra em um dilema na hora de ir às compras: como evitar o desperdício de frutas, verduras e legumes ao longo da semana? A chef Renata Cruz, do restaurante Amici, de São Paulo, traz dicas preciosas para ajudar a comprar, escolher e conservar estas fontes de nutrientes tão essenciais à nossa alimentação.


Compras inteligentes
De acordo com a chef, o ideal é fazer compras duas vezes por semana e levar uma quantidade menor de alimentos para casa. “Se não for possível, é importante se planejar para consumir antes o que estraga mais rápido. Para as frutas, por exemplo, é melhor comer primeiro a manga e o pêssego e deixar a banana e a maçã para depois”, assinala.




No caso de frutas e legumes, também é necessário ficar de olho no estado do que vai ser colocado no carrinho. “O melhor é comprar do verdinho para o maduro, já que o objetivo é consumir ainda naquela semana”, diz Renata. Se estiverem em boas condições, as verduras têm duração média de sete dias.



Outra dica da chef é optar sempre pelos alimentos da estação. “A sazonalidade é sempre importante, até por uma questão de sabor. O morango, por exemplo, é muito mais gostoso e tem menos agrotóxicos se for consumido na época certa”, afirma.



Na fruteira ou na geladeira?
Conservar adequadamente os alimentos é fundamental para assegurar a maior durabilidade possível. Segundo Renata, frutas e legumes prontos para o consumo podem ser guardados direto na geladeira, enquanto o que ainda estiver em processo de amadurecimento deve ficar do lado de fora. “Já para as folhas, o indicado é passar na centrífuga após a lavagem para tirar a água e guardar em uma embalagem não muito apertada. E com uma toalha de papel embaixo para reduzir a umidade”, explica.



Uma boa opção para quem tem dificuldades para ir ao mercado periodicamente é o congelamento de frutas e legumes. “Antes de levar à geladeira, é preciso separar as porções que serão descongeladas posteriormente. Em seguida, um banho na água quente ajuda a evitar o escurecimento. Após congelar, você consegue conservar os alimentos de 20 dias a um mês”, garante.




Criatividade contra o desperdício
O tempo passou e as suas compras já não têm aspecto de frescas? Dependendo do caso, ainda é possível evitar a lixeira. “Ao cozinhar os alimentos, você ganha mais três dias na geladeira”, lembra Renata. Com boa vontade e imaginação, você cria um belo prato e diminui as perdas. “Uma banana pode virar um doce, uma berinjela pode se transformar em uma compota. Basta ter bom senso e sensibilidade”, completa.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário