segunda-feira, 2 de julho de 2012

Você sabia que Beber quatro xícaras de chá por dia pode reduzir risco de diabetes?




Você acredita que beber um chazinho no meio da tarde pode ser revigorante? Pesquisadores da Universidade Heinrich-Heine, em Düsseldorf, na Alemanha, descobriram mais um bom motivo para apreciar a bebida. De acordo com os cientistas, quatro xícaras – ou mais – de chá ao dia podem reduzir em 20% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, que tem a obesidade como principal fator de risco. 

Polifenóis presentes no chá protegem células do organismo
O estudo sugere que os polifenóis presentes no chá influenciam a digestão e captação da glicose, além de proteger as células-beta dos danos dos radicais livres. Os cientistas perceberam que o consumo de quatro xícaras ao dia é capaz de minimizar a incidência da doença, mas reconhecem que a associação com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos potencializam os resultados, já que evita o ganho de peso. 

A pesquisa analisou cerca de 12400 europeus. Entre eles, os pesquisadores perceberam que a incidência de diabates tipo 2 era 20% menor entre os voluntários que ingeriam quatro ou mais xícaras de chá ao dia, quando comparados aos que nunca faziam uso da bebida. Os cientistas alertam que o consumo abaixo do recomendado não demonstrou nenhum efeito protetor na prevenção da doença. 

Obesidade é principal fato de risco para a doença

A descoberta é importante na prevenção da diabetes tipo 2, que está intimimanente relacionada ao sedentarismo e os péssimos hábitos alimentares da população. Principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, a obesidade já é considerada uma epidemia, afetando 1 bilhão e meio de pessoas no mundo.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário