segunda-feira, 2 de julho de 2012

Olha que delícia essa Paella com arroz selvagem, frutos do mar e frango




Ingredientes:
2 pimentões vermelhos sem pele grelhados
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
1 frango sem osso destrinchado
Meio chouriço fatiado (ou qualquer outro tipo de linguiça temperada)
4 dentes de alho
2 colheres de chá de cúrcuma
1 colher de chá de páprica defumada
2 xícaras de arroz selvagem (de molho, por 2 horas, em 4 xícaras de água, depois escorrido)
4 xícaras de caldo de frango
Uma pitada generosa de açafrão
4 camarões grandes com cabeça
3 a 4 lulas grandes limpas
225g de mexilhões limpos
1 xícara de ervilhas congeladas

Modo de preparo:
Deixe o arroz selvagem de molho em água fria por 2 horas, no mínimo. Coloque os pimentões vermelhos diretamente na chama do fogão, ou disponha-os diretamente no fogão elétrico. Toste bem por cerca de 15 minutos todos os lados. Coloque os pimentões em uma vasilha e cubra com filme plástico para transpirar. Em 10 minutos, é possível retirar a casca. Se desejar, você pode fazer isso sob água corrente fria, o que facilita um pouco o trabalho. Corte em pedaços grandes e reserve.


Aprenda como limpar o frango, os mexilhões e a lula
Descasque e pique as cebolas. Fatie o chouriço em pedaços de 1,5 cm. Retire a carcaça do frango começando pela parte de cima, ao longo de ambos os lados do externo. Com uma faca afiada, percorra toda a extensão do frango de cada lado da carcaça para dividi-lo ao meio, tentando remover o máximo de carne possível dos ossos. Deixe os ossos das pernas e asas, mas descarte a carcaça (ou reserve para o caldo). Em seguida, separe as pernas e asas do peito. Segure o camarão de cabeça para baixo e passe a faca ao longo da parte posterior. Isso fará com que as tripas fiquem expostas. Para retirá-las, você pode usar os dedos ou a ponta da faca para extraí-las do camarão.


Lave os mexilhões removendo toda a areia e pedaços de algas. Se o mexilhão estiver aberto, teste-os pressionando as duas conchas ao mesmo tempo. Se começarem a fechar, então é porque continuam vivos e você pode usá-los com segurança. Senão, jogue-os fora. Para limpar a lula: segure a cabeça e as extremidades e puxe. A maior parte das vísceras sairá de uma só vez. Você precisará retirar a cartilagem transparente (ou pluma) percorrendo um dedo ao longo do interior do manto, segurando a cartilagem pela extremidade e puxando. Verifique a base, caso tenha restado algum pedaço da cartilagem, que também deverá ser removido. Retire as nadadeiras, puxando-as, bem como o restante da pele, que deverá se soltar por inteiro. Corte o corpo aberto da lula, fazendo incisões na diagonal (com cortes superficiais, sem cortar tudo). Em seguida, corte o corpo da lula em triângulos ou, se preferir, simplesmente em anéis.



Hora de usar a frigideira
Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e espalhe o azeite. Adicione os pedaços de frango e deixe dourar por inteiro por cerca de 8 a 10 minutos. Retire-os da frigideira e reserve. Coloque o chouriço na frigideira. Mexa até dourar. Reserve. Na mesma frigideira, continue a montar o prato adicionando cebolas e refogando-as até dourarem. Acrescente a cúrcuma, a páprica defumada e o alho. Adicione o arroz selvagem e mexa para misturar todos os sabores e permitir que os grãos fiquem levemente torrados. Coloque novamente os pedaços de frango grelhados na frigideira. Adicione o caldo de frango quente ao qual você misturou o açafrão. Reserve aproximadamente uma xícara do caldo para usar mais tarde. Cubra com uma tampa ou com papel de alumínio e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.


Para concluir, adicione os frutos do mar (camarões, mexilhões, lulas) e a última xícara de caldo de frango um pouco antes dos 10 minutos finais. Antes de servir, acrescente as ervilhas e os pimentões vermelhos. Cubra por alguns minutos e o calor residual os aquecerá. Divida entre duas frigideiras de paella individuais.
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário