sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Se você sempre quis montar seu próprio jardim, aqui vai uma dica pra você começar...


Jardineiro equipado
Iara Venanzi
O modelo veste camisa da F&G Couture, avental da Utilplast e botas da Equiloja Spur. Luvas, que integram kit de jardim, da Utilplast, e ferramentas, da Bellota. O tecido do fundo é da Tecdec e o piso de grama sintética, da Sport Brasil
Iara Venanzi
Dentro do balde, pá de mão com medidor, garfo de mão e tesoura para colheita. De fora, outra pá de mão. Todas as ferramentas são da Bellota
Para mexer no jardim ou em vasos, você precisa ter as ferramentas à mão. Manuseie cada uma delas antes de comprar, para testar o tamanho e o peso. Só assim você terá certeza de que se adapta aos modelos.embora mais caras, as ferramentas de aço inoxidável não enferrujam. Mesmo se não optar por esse material, o mais importante é limpá-las após o uso
Iara Venanzi
1. Este modelo é ideal para cortar arbustos. 2. Pode ser usada em podas mais leves ou para cortar fios de espécies amarradas. 3. Protegem as mãos de espinhos e evitam o contato direto com a terra. Devem ser usadas, principalmente, durante a poda. 4. O regador deve ser grande o suficiente para diminuir as suas viagens ao jardim, mas você precisa conseguir carregá-lo cheio. Importante: compre um modelo com dosador. 5.É excelente para plantar mudas e espécies pequenas. Você pode usá-la para mexer a terra antes do plantio. 6. Assim como a pá, é usado somente para trabalhar com espécies pequenas. Muito bom para retirar ervas invasoras. 7. É utilizado para revolver a terra do jardim, antes do plantio. 8.Faz a diferença na hora de criar covas. 9. Pode, assim como o garfo, revolver a terra, mas é a ferramenta certa para recolher o lixo
Preparação para o plantio
Iara Venanzi


Antes de eleger as espécies que vão fazer parte do seu jardim, você precisa prestar atenção nas características do espaço que reservou para elas. Responda às perguntas: quantas horas de sol se tem nessa área? Bate sol só pela manhã ou só à tarde? A ventilação é frequente? A partir desse levantamento, fica mais fácil escolher as plantas ideais para habitar a sua área verde
Iara Venanzi
As etapas são simples e se você segui-las com cuidado, provavelmente não terá problemas com o desenvolvimento de sua planta. O primeiro passo é abrir uma cova no dobro do tamanho do sistema radicular da planta. Enquanto você fura a cova, mantenha a muda em uma bacia com água. Após abri-la, coloque bastante água e note como é o sistema de drenagem do solo para planejar as futuras regas. Encha a escavação com uma mistura de composto orgânico, fertilizante e terra. Acrescente a planta de forma que o topo da cova esteja no nível da superfície dela. Aperte a terra e regue bastante para firmar o solo em torno das raízes. Se necessário, acrescente mais terra adubada ao redor das raízes.
Iara Venanzi
O mais importante é escolher o vaso com o diâmetro superior ao do vaso plástico em que está a planta para que ela tenha condições de se desenvolver. O vaso precisa ter furos no fundo para a drenagem da água e ser impermeabilizado por dentro para suportar as intempéries. Forre o fundo com argila expandida e, sobre ela, coloque uma manta de poliéster, que impede o contato da terra com a argila expandida, o que poderia causar entupimentos nos furos. Acrescente a terra já preparada com fertilizantes minerais nas laterais e coloque a muda. Repare se a superfície da planta está na mesma altura da boca do vaso. Acrescente mais terra e regue bastante. Se ela baixar, jogue mais terra até nivelá-la como vaso

Adubação

O famoso NPK

Provavelmente você já ouviu falar nessa mistura que estimula o crescimento e o desenvolvimento das plantas. O NPK nada mais é do que a mescla de nitrogênio, fósforo e potássio. Confira o que cada um desses componentes é capaz de fazer por sua planta.

Nitrogênio
Estimula o crescimento e favorece o desenvolvimento das folhas e do caule. Sua ausência torna a vegetação sem viço e a folhagem verde-clara ou amarelada.

Fósforo
Importante para a reprodução das plantas. Estimula o crescimento das raízes, especialmente as secundárias, que são responsáveis pela absorção de água e sais minerais. A maturação dos frutos é mais rápida com o fósforo, que também estimula o florescimento. Na sua ausência, a folhagem fica verde-escura ou com raios avermelhados, a ramagem torna-se malformada e há pouca floração.

Potássio
Regulariza a circulação da seiva e a assimilação das plantas. Melhora a resistência a doenças, porque fortalece os tecidos, intensifica a cor das folhas e dos frutos, melhorando o sabor destes. Na carência de potássio, aparecem necroses amarronzadas na borda das folhas, bem como entre as nervuras.

Nutrição mineral
Hoje é possível encontrar produtos que contenham, além do NPK, micro e macronutrientes responsáveis pela alimentação direta das plantas. Os fertilizantes minerais são encontrados em pó ou líquido para diluir e aspergir nas plantas, ou já diluídos na forma “pronto uso”. Segundo Luiz Erlon Rodrigues, diretor científico da Biofert, esse tipo de nutrição é completo e rápido, diferentemente da adubação orgânica, que é lenta. “A planta não é capaz de absorver os restos orgânicos assim que eles são misturados à terra. Primeiro, os micro-organismos vivos transformam os adubos orgânicos em minerais para depois a planta absorvê-los”, explica. 
Podar faz bem
Iara Venanzi
Serrote de galhos e tesoura de poda da Bellota
Um corte bem programado é essencial para controlar o tamanho das plantas, incentivar a floração e frutificação e remover as partes atingidas por pragas e doenças. Nem todas as espécies aceitam podas.Uma dica é montar um livro que contenha informações sobre a melhor época de corte, a periodicidade e o tipo de poda de cada uma das plantas
 O que podar
Gramados A poda auxilia no aumento do número de brotos e equilibra o crescimento das gramíneas. Só após o segundo ou terceiro corte é que o gramado ganha um aspecto homogêneo.

Árvores
Há vários tipos de podas de árvores. A de formação elimina os galhos mais baixos e deixa o tronco livre até a altura de 2 m ou 3 m para a circulação de pessoas. Segundo o paisagista Raul Pereira, quanto mais cedo esse tipo de contenção for realizado, menos a árvore sofrerá. A poda de adequação, como o nome indica, ajusta a espécie ao local em que ela está inserida. A poda de galhos mortos e secos limpa a espécie. E há também o corte de galhos malposicionados. Em geral, são ramos que atrapalham o crescimento e desenvolvimento de galhos vigorosos e, quando eliminados, permitem a ventilação da copa. Ao realizar o corte, em qualquer uma das situações acima, faça-o junto ao tronco, em um ângulo de 45º a 60º, sem deixar fiapos para não comprometer a cicatrização da espécie, que é lenta e se dá de fora para dentro.
Iara Venanzi
Poda de arbustos - Você pode retirar até 1/5 dos galhos velhos de um arbusto. O corte deve ser feito entre 5 cm e 8 cm do nível do solo. Galhos muito finos também podem ser eliminados para que os nutrientes sigam diretamente para as partes saudáveis da planta. Nos dois casos, faça a poda uniforme.


Frutíferas
A poda de frutíferas, quando bem realizada, faz as árvores produzirem mais. De uma maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera, mas o paisagista Raul Pereira alerta: “É sempre bom confirmar o melhor período para a poda da sua espécie”.

Arbustos Se a sua intenção é ter uma cerca viva ou manter o arbusto podado, procure espécies mais resistentes a cortes frequentes, como murta, buxinho e viburno.

Trepadeiras
Algumas trepadeiras precisam de podas para estimular a floração. Outras, já desenvolvidas, precisam ser desbastadas para se renovarem. 
Iara Venanzi
O ângulo do corte - Esta regra é quase universal: para podar caules que tenham ramos alternados, o corte deve ser diagonal. Agora, se os ramos forem opostos, faça um corte reto, assim você não danifica galhos saudáveis 
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário