segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quer uma decoração charmosa com custo baixo?


Quem disse que uma casa linda e bem decorada precisa custar uma fortuna? Casa e Jardim foi atrás de profissionais que provam em seus projetos que esta ideia não passa de um mito. Mesmo sem investir rios de dinheiro, é possível ter um lar confortável, funcional e com o seu estilo. “Uma boa arquitetura e um bom design de interior não dependem de produtos caros ou exclusivos”, explica o arquiteto Gustavo Calazans. Para ele, não é o que você tem, mas como arruma tudo. Ou seja, a decoração não depende de peças assinadas ou de materiais caríssimos. Longe disso. A palavra-chave aqui é criatividade.

E atenção: decorar não é sinônimo de trocar tudo. Dá para ter uma casa nova e fresca com suas peças antigas. É só investir no revestimento dos móveis, na tinta das paredes e trocar tudo de lugar. “Às vezes, mudo uma poltrona que estava esquecida no quarto para a sala. E o móvel é redescoberto, ganha um novo significado”, diz o arquiteto. O que importa aqui é a liberdade de experimentar, criar. Neste processo, também é importante treinar o olhar. “Ver outros projetos ajuda a pensar em novas soluções para sua casa.”

Calazans dá exemplos: caixas de feira podem ser estantes ou mesas laterais. É útil e divertido. Quer pendurar um quadro na parede, mas não tem uma obra de arte? Coloque um tecido bonito na moldura. Cansou do móvel de família de madeira maciça? Pinte o “trambolho” da sua cor preferida. Veja exemplos de decorações fáceis e outras dicas para uma casa linda, gastando muito pouco, aqui:

Robert Robl, arquiteto 

1. Móvel “falso” 
“No meu apartamento, a ideia era fazer um móvel com painel e nichos de laca. Para baixar o custo, fiz só as prateleiras e simplesmente pintei a parede na mesma cor. Consegui a unidade visual que eu queria e gosto do contraste entre o fosco da parede e o brilho das prateleiras. O painel de laca me custaria 5 mil reais. Para pintar todo o apartamento foram 2 mil.”

2. Feiras de rua 
“Uma boa dica é fuçar nas feiras que acontecem aos finais de semana em São Paulo. Ou em mercados de pulgas e antiquários. Em um primeiro olhar, para alguns, a sensação é: 'Jesus, quanta tranqueira'. Mas, treinando um pouco o olhar, a gente sempre consegue achar coisas bacanas. E o melhor: negociar preço e chegar num bom valor. A cadeira, por exemplo, é de um antiquário com preços bem acessíveis. A luminária, o quadro e o vaso são de feiras e mercado de pulgas.”

3. Efeito cortina 
“Não precisa de mil panos, tipo forro, xale e persiana. Para filtrar a luz e criar esse 'cenário' da foto, eu usei só uma gaze de linho. Custa em torno de 50 reais o metro.”

...................................................................................................................................................................

Gabriela Marques, arquiteta 

1. Estrutura desmascarada 
“Aposte no concreto aparente bruto. Dá um visual superlegal, meio industrial, como os lofts nova-iorquinos. Fica mais bonito que pintar as paredes de branco, que é sem graça.”

2. Cores escuras 
“Pinte uma parede de destaque do apartamento ou casa de cinza chumbo bem escuro, quase preto! É um toque barato e que dá um super efeito. O cinza combina com todas as cores e tudo o que você colocar nesta parede vai ficar lindo.”

3. Casa cheia de verde 
“Seja um vaso, uma árvore, uma flor em cima da mesa ou mesmo um minivasinho com suculentas, o verde trará alegria e vida para a sua casa. As plantas podem ser acomodadas em diversos lugares: no criado-mudo, em uma prateleira, em uma mesa de centro, no peitoril da janela...”

...................................................................................................................................................................

Gustavo Calazans, arquiteto 

1. Pintar uma parede 
“É fácil, barato e muito transformador. Muda toda a decoração. E nem precisa pintar a casa toda, basta uma parede, com uma cor marcante.”

2. Reaproveitar 
“Não precisa comprar tudo novo. Peças antigas, cheias de memórias, só precisam estar dispostas do jeito certo para fazer bonito.”

3. Tudo é permitido 
“A palavra de ordem na decoração é liberdade. Não precisa de peças caras ou exclusivas. Basta dar uma cara nova para o velho, como este jogo de cadeiras desemparelhadas.”

...................................................................................................................................................................





Lidia Damy Sita, designer de interiores 


1. Monocromia 
“Usar uma base neutra é certeza de um bom resultado. Erros com cores das paredes, por exemplo, podem ser muito custosos. Mas também é importante ter toques de cor, então sugiro objetos coloridos.”

2. Tecidos 
“No revestimento dos móveis, almofadas, nas paredes... Há muitas opções baratas.”

3. Esperar o momento certo para comprar 
“As peças de decoração costumam ter bons descontos no começo do ano. Vale a pena esperar e pesquisar bem os preços.”

...................................................................................................................................................................

Ricardo Caminada, arquiteto 

1. Um bom projeto 
“Assim você tem maior controle dos gastos e evita erros. Móveis planejados também costumam sair mais em conta e se ajustam exatamente às necessidades de cada ambiente.”

2. Produtos de qualidade 
“Eles terão uma vida útil superior e evitam gastos com trocas e reparos. Usar madeira de demolição no lugar de alvenaria protege a parede, por exemplo.”

3. Não comprar por impulso 
“É bom pesquisar preços e também ter certeza absoluta de que aquilo será útil.”

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário