quarta-feira, 21 de novembro de 2012

E até engraçado, mas aqui tem quatro lições de carreira para aprender com James Bond


Daniel Craig, o James Bond dos dias de hoje. Sempre seguro e impecável. Foto: Divulgação
James Bond
 está há 50 anos na ativa, desde o primeiro filme - "Contra o satânico Dr. No". Mesmo assim, o agente 007 não envelhece, não se cansa e, principalmente, não perde nenhuma batalha. O 23° filme da saga,“Operação Skyfall”, é o mais rentável de todas as produções e traz de volta o glamour e a sagacidade do herói britânico que nunca morre.



Em meio a tantas lições de sobrevivência e de lealdade, dá até para destacar pelo menos quatro que se aplicam muito bem ao dia a dia de trabalho.Afinal, ninguém precisa ser um agente secreto para constatar que a vida é cheia de missões (aparentemente) impossíveis. Mas isso já é outro filme. Veja na lista abaixo o que o eterno James Bond tem a ensinar sobre vida profissional e carreira.
  • 1
    Não desista sem lutar
    James Bond esteve à beira da morte em todas as suas aventuras cinematográficas. Em 2002, a ousadia de nunca acreditar que a vida pudesse ter um fim rendeu o filme “Um novo dia para morrer”. Não é que o agente ignorava os próprios riscos, ele sempre acreditou que tinha potencial para fazer as coisas darem certo.

    Tem um ponto de vista para defender? Quer desenvolver um projeto inovador? Fale com seu chefe e equipe a respeito, mesmo que eles não se mostrem lá muito interessados. Se não gostarem de suas ideias, pelo menos vão admirar sua coragem de expor o que pensa. Vá até o fim e nem cogite nadar para morrer na praia.
  • 2
    As pessoas nem sempre são o que parecem
    No filme de 1965, “Thunderball – 007 contra a chantagem atômica”, James Bond não se deixou enganar quando desconfiou de que uma triste viúva era, na verdade, o vilão dado como morto, disfarçado de mulher. Como ele descobriu o disfarce? Observou que a tal viúva abriu a porta do carro sozinha, sem a ajuda de nenhum cavalheiro.

    O truque do agente 007 é simples: enxergar mais os outros do que se exibir. Bond prova que não há nada melhor do que manter a discrição no trabalho e sentir o clima antes de dar qualquer passo importante. Pense bem: será que aquela pessoa que mal fala com você não é só um pouco tímida? E aquele colega que sempre a chama para discutir ideias não está pensando em aproveitar as suas?
  • 3
    Quando a vida der limões, faça degraus
    Quando Bond fica preso em uma lagoa cheia de crocodilos no filme “007 - Viva e Deixe Morrer”, ele consegue chegar à margem pisando nas costas dos animais como se fossem pedras. Ok, sabemos que a manobra não passa de um truque de cinema, mas fica a mensagem: é possível transformar o problema em solução.

    Não recebeu a promoção com que tanto sonhava? Talvez o revés possa servir de impulso para que você possa buscar outro emprego mais gratificante. Cometeu erros em um projeto importante? É hora de mostrar ao seu chefe que você é capaz de aceitar críticas e de aprender com as próprias falhas.
  • 4
    Tenha um look impecável, mesmo no meio do caos
    Em “007 contra GoldenEye”, de 1995, James Bond dirige um tanque pelas ruas de São Petersburgo e é perseguido por uma tropa de policiais russos. No meio de toda a ação do filme, ele dá uma pausa, olha para trás e ajeita a gravata. O agente pode até perder uma luta ou outra, mas jamais a compostura.

    Por isso, da próxima vez que você enfrentar uma crise no trabalho, lembre-se de parecer sempre calma e elegante, apesar das circunstâncias. Isso mostra às pessoas sua capacidade de lidar com problemas sem se descabelar. No mais, vestir-se bem e passar uma boa imagem pessoal mostram confiança e cuidado, dois ingredientes importantes para crescer na carreira.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário