segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Olha que legal: A casa mais fina do mundo. Você moraria nela?


   Divulgação
A casa mais fina do mundo chega a ter 72 cm de largura
Você acha sua casa pequena? É porque você não conhece a Casa Keret, em Varsóvia, na Polônia. Ela tem 1,22 metro em seu ponto mais largo e apenas 72 cm no menor, em um total de 14 m². Isso faz dela a residência mais fina do mundo. Mesmo assim, há espaço suficiente para cinco cômodos: sala de jantar, cozinha, quarto, banheiro e até um canto de leitura. O projeto é do arquiteto Jakub Szczesny, do escritório Centrala. Todos os móveis tiveram que ser feitos sob medida para caber na pequena construção triangular.

Szczesny passava pelo centro da cidade, quando notou um espaço, descuidado e cheio de lixo, entre dois prédios antigos. Sua ideia foi revitalizar o local, mas nem o próprio arquiteto imaginava que seria possível construir ali. Szczesny, então, teve a ideia de fazer uma casa para alguém que morasse sozinho, viajasse bastante e não precisasse de muito espaço para viver e trabalhar. A inspiração foi o escritor israelense Etgar Keret, que apoiou e deu o nome ao projeto.

A construção foi financiada pela Fundação de Arte Moderna da Polônia, que considerou a casa uma verdadeira instalação de arte. A nova residência também ajudou a revitalizar os prédios vizinhos: um de tijolos, anterior à Segunda Guerra Mundial, e o outro onde funciona uma cooperativa. Antes, o recorde de casa mais fina do mundo era de um projeto japonês, com 2 metros de largura no menor ponto. 
   Divulgação
O escritor Etgar Keret na casa feita em sua homenagem
   Divulgação
Construção tem dois andares suspensos

   Divulgação
A casa é solução econômica para quem mora sozinho
   Divulgação
O espaço total é de 14 m²
   Divulgação
Mesmo pequena, a casa tem espaço para escritório
   Divulgação
Projeto da Casa Keret
   Divulgação
Construção fica "espremida" entre dois prédios


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário