terça-feira, 27 de novembro de 2012

É normal uma criança até 3 anos gaguejar?


 Shutterstock
P: É normal uma criança de 3 anos e 8 meses gaguejar? Meu filho fala de tudo, mas, às vezes, se "enrosca" e demora para finalizar o que quer dizer. Devo levá-lo a um fonoaudiólogo? Mônica Berenyi, São Bernardo do Campo (SP)
Dra: É normal uma criança de 3 anos gaguejar às vezes. Muito provavelmente, isso se deve a uma capacidade de pensar mais rápida do que a de articular o pensamento da linguagem, associado a uma certa ansiedade em e expressar. O que fazer? Muita calma, pois é o melhor jeito de ajudá-lo. Não chame a atenção para o fato, aguarde com tranquilidade que ele exponha suas ideias e transmita uma energia de paz. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e, aos poucos, ele vai organizando a expressão verbal. Muitas crianças têm esse hábito de gaguejar, que pode durar alguns meses e passa sozinho na maioria das vezes.
P: Meu filho tem quase 4 anos e vai entrar na escola no ano que vem. Ele é muito tímido: em ambientes estranhos, fica grudado comigo o tempo todo. Ele entra em desespero quando não nos vê por perto. Será que vai se adaptar?Kátia Donner São Felix, São Paulo (SP)
Dra: Fique tranquila! Muito provavelmente, essa timidez reflete um pouco a inexperiência do seu filho no convívio social com outras crianças. Com certeza, ele deve estranhar os primeiros dias na escola, mas dê um tempo para se acostumar à rotina e você vai perceber que nada melhor do que a convivência com os colegas para a criança encontrar seu espaço e adquirir segurança. E é importante dizer que você precisa ajudá-lo nesse processo com carinho e com firmeza, permitindo que ele se sinta seguro quando não está perto de você. Faça a adaptação com ele e siga todas as orientações dos professores, que têm muita experiência nessas situações.
P: Minha filha tem 1 ano e 9 meses e está em uma fase muito difícil: se alguém não faz o que ela quer, chora, finge ânsia de vômito, morde e bate até que a gente dê bronca. Não sei como posso ajudá-la a ficar mais calma e entender que não podemos atender a todos os seus pedidos!Elaine Souza
Dra: Parece que sua filha está pedindo mais limites, que só chegam com a bronca. Muitas crianças fazem "escândalo" para tudo quando querem chamar a atenção. Repare se a sua filha está tomando decisões que um adulto deveria tomar por ela. Isso inclui, por exemplo, o que vai comer, quando vai tomar banho e o que pode e não se pode fazer. Lembre-se de que, com 1 ano e 9 meses, as crianças se sentem seguras quando nós é que decidimos. Minha sugestão é que você reavalie seu comportamento em relação a ela. E, quando começar com a birra, saia de perto e faça-entender que, dessa forma, não vai conseguir nada: nem o que quer, nem a sua atenção, nem uma bronca.
Ana Maria Escobar é professora de pediatria da Faculdade de Medicina da USP e clínica há 30 anos. CRM: 48084
 Rodrigo Schmidt


Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário