quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Não sabe qual acompanhamento ou recheio para seu peru de Natal?


Terrine de nozes e cogumelos



A receita é perfeita para ser servida como acompanhamento ou recheio do peru de Natal. Para os vegetarianos, a opção é um prato cheio de sabor, pois até quem não come ovo pode substituí-lo por tofu batido. 

Ingredientes:
200g de cogumelos cortados em tiras
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 talos de aipo picados      
1 alho-poró pequeno picado
1 xícara de caldo de legumes
250g de nozes picadas
2 colheres de ervas frescas bem picadas (tomilho, alecrim, sálvia, manjerona)
2 ovos (que podem ser substituídos por 100g de tofu batido no liquidificador com 4 colheres de sopa de caldo de legumes, para que fique um creme)
Farinha de rosca (o quanto baste)
Sal e pimenta


Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, refogue os cogumelos em azeite de oliva em fogo alto por 5 minutos, mexendo sempre. Reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola por 2 minutos e acrescente o aipo e o alho-poró, refogando por mais 3 minutos. Agora, leve os cogumelos de volta à panela e adicione o caldo de legumes, baixando o fogo, deixando que o caldo ferva por cerca de 3 minutinhos, para que seja saborizado pelos ingredientes. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. 


Em uma tigela, misture as nozes, o refogado e ervas frescas picadas. Bata dois ovos e adicione à mistura, para dar a liga. Para fazer uma versão vegana, os ovos podem ser substituídos por 100g de tofu batido no liquidificador com 4 colheres de sopa de caldo. Para que a massa fique no ponto certo, vá acrescentando farinha de rosca aos poucos, até que fique com a textura indicada no vídeo. 


Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e leve ao forno baixo por cerca de 40 minutos, até que esteja firme e dourada por cima. Espere esfriar para desenformar e decore com ramos de ervas frescas para servir.

Fonte: GNT


Nenhum comentário:

Postar um comentário