segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atividade física melhora funções cognitivas


Academia mental
Uma rotina regular de exercícios físicos pode deixar você mais em forma do que nunca - mentalmente falando.
É o que demonstra um estudo realizado pelo Dr. Martin Juneau, do Instituto do Coração de Montreal (Canadá).
Adultos previamente sedentários foram submetidos a quatro meses de treinamentos físicos típicos do que se faz em uma academia.
Ao final, suas funções cognitivas - a capacidade de pensar, recordar e tomar decisões rápidas - melhoraram significativamente.
Fisicamente em forma
O estudo piloto analisou adultos, com idade média de 49 anos, que estavam com sobrepeso e inativos.
O Dr. Juneau e sua equipe mediram as funções cognitivas com testes neuropsicológicos, bem como composição corporal, fluxo de sangue para o cérebro, rendimento cardíaco e capacidade máxima de exercícios.
Os participantes começaram então uma rotina de treinamento com uma bicicleta ergométrica e circuito de musculação, duas vezes por semana.
Depois de quatro meses - o que não surpreende - o peso, índice de massa corporal, massa gorda e circunferência da cintura estavam significativamente mais baixos. Também a capacidade física máxima para os exercícios aumentou, em 15%.
O que surpreendeu, contudo, é que a função cognitiva também aumentou.
Mentalmente em forma
Essencialmente, quanto mais os voluntários se exercitavam, e quanto mais peso eles perdiam, melhor se saíam em todos os testes cognitivos.
O fluxo de sangue para o cérebro aumenta durante as atividades físicas.
Quanto mais em forma você vai ficando, maior é esse aumento.
Um declínio na função cognitiva é uma parte normal do envelhecimento, e essa queda pode ser pior para pessoas que têm doenças coronarianas.
"É reconfortante saber que você pode pelo menos parcialmente prevenir esse declínio cognitivo por meio de exercícios físicos e da perda de peso", diz o Dr. Juneau.
O estudo reforça um trabalho divulgado recentemente, que mostrou que os exercícios físicos podem ser o melhor remédio para um cérebro cansado.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário