sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tem algum idoso na sua família com problemas de audição? Veja uma dica pra ajudá-los a ouvir melhor


Treinamento acústico
Embora a maioria da população aceite passivamente a redução da capacidade auditiva que parece vir com a idade, uma pesquisa realizada na USP mostrou que o treinamento melhora o processamento da audição em idosos.
A fonoaudióloga Renata Alonso estudou dois grupos de participantes, cuja faixa etária variava de 60 a 79 anos.
Aqueles que receberam estímulos, por intermédio de uma técnica constituída de tarefas acústicas, apresentaram melhoras tanto nos processos auditivos quanto cognitivos.
Treinamento de audição para idosos
O treinamento foi desenvolvido em cabine acústica, na qual os participantes eram expostos a uma variação de estímulos e tarefas auditivas.
Os resultados mostraram que o grupo que recebeu apenas estimulação visual - um grupo de controle, para comparação dos resultados - não apresentou nenhuma melhora significativa, nem auditiva e nem cognitiva.
O grupo de estudo, no entanto, demonstrou melhora no processamento auditivo, na avaliação cognitiva e nos potenciais eletrofisiológicos do ouvido.
A pesquisadora afirma que o treinamento é mais comumente utilizado em crianças e adolescentes porque esta é a população que mais procura esse tipo de tratamento.
Porém, o treinamento aplicado a idosos poderia melhorar a capacidade auditiva, o que implicaria em melhora da cognição, da memória, da compreensão de fala e, principalmente, teria um impacto benéfico na vida social destes.
Transtorno do Processamento Auditivo
O Transtorno do Processamento Auditivo corresponde em um déficit no processamento da informação auditiva, que pode interferir até na compreensão da fala.
Com o passar dos anos, ocorre degeneração nas estruturas internas do ouvido e a queda do desempenho da audição em idosos repercute no seu conforto e em sua vida social, o que pode prejudicar sua autoestima.
Alterações na audição também estão relacionadas com mudanças na cognição, que costuma decrescer na terceira idade.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário