segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pra quem gosta de rosquinhas, que tal uma receita delas com canela?


Rolinhos de pão de canela

Também conhecido como Cinnamon Rolls, os rolinhos de pão de canela são de comer rezando e estão no livro Pães e Pãezinhos - Doces e Salgados, de Claudio Olijavetzky, da V&R Editora. Anote a receita:

Receita de oãozinho de canela
Foto: Divulgação
Para a esponja:
Ingredientes:
100g de farinha de trigo
100ml de leite
30g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico seco instantâneo

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe fermentar até dobrar de volume.

Para a massa:
Ingredientes:
200g de purê de batata
120ml de leite
5g ou 1 colher (chá) de sal
70g de manteiga amolecida
120g de açúcar
1 ovo
Raspas de 1 limão
400g de farinha de trigo

Modo de preparo:
Aqueça o purê em uma panelinha com o leite, o sal, a manteiga e o açúcar até que este último se dissolva. Aguarde até que a mistura amorne e coloque-a em um recipiente grande. Acrescente o ovo, as raspas de limão, a esponja e, por último, a farinha, misturando tudo com uma colher de pau. Passe para a mesa e sove até obter uma massa suave e homogênea. Forme uma bola, cubra-a com filme plástico transparente e deixe-a descansar por 15 minutos.


Para a montagem e o recheio:
Ingredientes:
100g de manteiga
150g de açúcar mascavo
5g ou 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
Estique com o rolo até formar um retângulo de 35 x 45cm, aproximadamente, e 1cm de espessura, usando as mãos para formar os cantos e uniformizar. Unte toda a superfície com a manteiga amolecida, menos uma faixa de 6-8cm a partir da borda do lado mais comprido. Misture o açúcar com a canela e polvilhe por cima da manteiga. Enrole com cuidado começando do lado com recheio, usando a faixa livre para colar a massa no final. Unte com manteiga uma assadeira de bordas altas. Corte dezesseis porções iguais (primeiro ao meio, a seguir estas em quatro, e cada uma ao meio). Coloque-as na assadeira viradas para cima a uma distância de 1cm entre si. Deixe crescer até que os pedaços colem uns nos outros. Enquanto crescem, preaqueça o forno a 180ºC. Asse por 20 minutos, aproximadamente.

Para o glacê e a decoração (opcional):
Ingredientes:
100g de açúcar de confeiteiro
60ml de creme de leite
100g de nozes-pecãs partidas
100ml de glucose de milho (Karo) ou mel

Modo de preparo:
Glacê e decoração:prepare o glacê misturando o açúcar, o creme de leite e as nozes partidas. Ao retirar os rolinhos do forno, ainda quentes, decore-os com uma colher do glacê, deixando que deslize de forma irregular, e coloque um pouco de glucose de milho ou mel. Outra opção simples é polvilhá-los com açúcar de confeiteiro. Sirva os rolinhos mornos ou à temperatura ambiente.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário