sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pra quem gosta de omelete, vai uma receita clássica com salada pra você aprender...


Omelete clássica com queijo servida com salada verde


Rita Lobo transforma uma omelete feita de maneira clássica em um jantar delicioso. Para o recheio, ela usa queijo meia cura, mas as possibilidades são infinitas: vale tomate em cubinhos, cogumelos em fatias, presunto e qualquer queijo de sua preferência. Coloque também ervas, como salsinha picada ou estragão. Se preferir, sirva com salada de verdes e uma fatia de pão. Assista à receita que serve uma porção e tem tempo de preparo de dez minutos:


Ingredientes:
3 ovos
3 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de queijo meia-cura ralado (ou o queijo que você preferir)
1 colher (chá) de manteiga
sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Quebre os ovos, um por um, em uma tigelinha e transfira para uma tigela maior. Se um ovo não estiver bom, você não perde a receita inteira! Junte o leite e misture bem, batendo com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, com a ajuda de um pincel, unte o fundo com a manteiga. Se você não precisa usar pouca gordura, pode colocar uma colherada. Quem não come manteiga pode usar óleo ou azeite, mas evite o uso da margarina.


Bata o ovos novamente com o garfinho e coloque na frigideira. À medida que a beirada for cozinhando e se solidificando, puxe para o centro da frigideira com uma espátula de silicone ou colher. Esse processo faz com que a omelete fique bem macia. Quando não houver mais líquido escorrendo, mas a omelete ainda estiver úmida, é a hora de colocar o recheio. Polvilhe toda a superfície com o queijo meia cura ralado. Com a mão esquerda, segure o cabo e incline a frigideira. De cima para baixo, vá enrolando a omelete com a espátula. Coloque o prato na borda na frigideira e vire de uma vez para transferir a omelete. Sirva com salada de verdes e uma fatia de pão. 

como manter as folhas da salada sempre fresquinhas

O truque para ter folhas sempre fresquinhas na geladeira é lavar e secar bem, logo que você chegou da feira ou do supermercado.  Assim você não deixa de comer salada porque ficou com preguiça de lavar as folhas”, ensina a apresentadora Rita Lobo. Tanto faz o tipo: alface lisa, crespa, romana, roxa, agrião, rúcula, endívia: comece lavando as folhas, uma a uma, em água corrente. Transfira para uma tigela grande, com água e vinagre (cerca de 1 colher), e deixe de molho por 10 minutos.

Retire as folhas, em vez de escorrer a água: assim, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Coloque as folhas numa centrífuga manual de saladas e seque bem as folhas. Salada molhada é salada sem sabor.Se não for usar na mesma hora, a melhor maneira de preservar as folhas é colocá-las em um saquinho plástico, estufado de ar. Coloque esses  “balõezinhos” na geladeira. Eles não deixam as folhas amassarem. Na hora de servir, disponha as folhas numa saladeira ou travessa e reserve em local fresco. Para as folhas não murcharem, acrescente o molho desejado somente na hora de levá-las à mesa.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário