quarta-feira, 9 de maio de 2012

Quando você escolhe um alimento, é muito importante entender o quanto ele pode contribuir para uma dieta saudável e equilibrada. Veja como


Como ler os rótulos

Quando você escolhe um alimento, é muito importante entender o quanto ele pode contribuir para uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, você precisa entender os rótulos e o significado de cada informação que ele traz, incluindo cada item da tabela nutricional.

De acordo com a ANVISA, órgão regulatório do governo, todas as embalagens de alimentos industrializados devem trazer:

- Tabela nutricional com os valores de energia, carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e teor de sódio.
- Relação de todos os ingredientes começando pelo que aparece em maior quantidade até aquele em menor quantidade.
- Conteúdo líquido (quantidade, peso ou volume) do produto e seu método de conservação, para que você saiba como guardá-lo de forma correta.
- Indicação obrigatória da presença de Glúten, uma proteína presente em alguns alimentos como a cevada, o trigo e o centeio, que não pode ser consumida por pessoas com a doença chamada Celíaca.

Com essas informações você pode comparar um alimento com outro, avaliando o conteúdo da embalagem e a quantidade de nutrientes de cada um. Lembrando sempre que você pode consumir todos os tipos de alimento, desde que seja com moderação. Por exemplo, quando escolher algum alimento com grande quantidade de gordura, você pode equilibrar com outro mais pobre nesse nutriente, balanceando assim a sua dieta.

Fonte: Vida Saudável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário