quarta-feira, 2 de maio de 2012

Saiba como as fibras são importantes na alimentação...


Fibras

As fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo corpo humano. Elas são encontradas em grãos, verduras, legumes, feijões, frutas e em produtos derivados desses alimentos, como cereais matinais e pães integrais.

As fibras colaboram para o bom funcionamento intestinal e, consequentemente, para a prevenção de câncer de intestino. Há dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. 

As fibras solúveis estão presentes principalmente em feijões, algas e na aveia. São elas que, no intestino, absorvem a água e formam um tipo de gel que retarda a absorção de carboidratos e de certas gorduras, colaborando para o controle da glicemia e do colesterol sanguíneo. 

Já as fibras insolúveis se encontram nas cascas de legumes e frutas, nos grãos e em produtos integrais. Elas são importantes para estimular o funcionamento do intestino e a sensação de saciedade, facilitando a manutenção de um peso saudável.

Para aumentar o consumo de fibras na sua alimentação, invista em biscoitos integrais, frutas com casca e frutas secas, como opção de lanche entre as refeições. Capriche também na salada do almoço e enriqueça o sanduíche do jantar, acrescentando legumes e verduras. Outra observação importante é: quando aumentar o consumo de fibras, aumente o consumo de água para melhorar o funcionamento do intestino.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário