segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eles fazem festa quando o dono chega e são uma ótima companhia. Ninguém duvida que ter um animal de estimação é uma delícia. Confira soluções para maus hábitos, como fazer xixi fora do lugar e arranhar móveis


Foto: Shutterstock
Gatos e tecidos como algodão, seda e linho não
combinam, pois desfiam facilmente. Dê preferência
aos encorpados e fortes, como o couro
Xixi na sala, portas e móveis com quinas roídas, jardim revirado, animal desastrado e queda excessiva de pelos. Juntamos os cinco piores hábitos dos animais de estimação e fomos atrás de respostas práticas para acabar de vez com essas más-criações.

1 – Urina e fezes fora do lugar
Está aí uma das piores, senão a pior, dor de cabeça de muitos donos. “Cachorro que faz as necessidades fora do lugar é mal-educado”, diz Mauro Lantzman, veterinário especialista em comportamento animal e professor de Psicobiologia da PUC-São Paulo. A saída para esse problema tão comum é fazer com que o animal aprenda com o erro. “Enquanto estiver em casa, deixe o seu cão preso à guia. Vá onde ele for e, ao menor sinal de que ele irá urinar, puxe de leve a coleira, diga um sonoro não e leve-lo até o local certo, onde deverá ter uma folha de jornal com urina. Repita o procedimento até o cão aprender, então acaricie o animal e diga que ele se saiu muito bem.” É preciso paciência, mas o especialista garante que funciona!
Esse tipo de comportamento também pode se tornar comum quando há muitos gatos em casa, já que eles são animais extremamente territorialistas, ou quando as caixas de areia estão em locais inadequados ou em quantidade insuficiente.

2 – Roer e arranhar móveis
Alguém se lembra daquela cena do filme Marley e Eu, quando o labrador desvairado destrói a garagem de seus donos em uma noite de tempestade? “Esse comportamento pode ser gerado pelo estresse, pelo temperamento hiperativo do cão ou simplesmente por não ter o que fazer em um ambiente fechado.” Não existe uma solução concreta para casos assim, pois é uma manifestação complexa que pode estar ligada a muitos fatores, como a genética do animal. “Por isso é tão importante fazer uma pesquisa sobre o comportamento da raça antes de adquirir um animal por impulso.”

Os gatos mantêm o péssimo hábito de arranhar o tapete, as cortinas e o sofá por outro motivo: remover as escamas superficiais mais antigas das unhas, já que elas possuem muitas camadas, e marcar território. A junção de duas atitudes ajuda a sanar – ou não – esse problema: compre um arranhador (faça o objeto ficar mais atraente esfregando um pouco de erva do gato nele) e borrife um spray próprio para afastar o animal de locais proibidos.

Segundo o arquiteto Gilberto Cione, vale, em casos como esse, investir em revestimentos sintéticos ou couro para sofás e fugir de tecidos como algodão, linho e seda nos ambientes aos quais os animais têm acesso livre. “Opte por persianas de madeira com a ripa larga, já que gatos adoram escalar as cortinas”, diz.

3 – Destruidores de jardim
Pare e pense como um animal. Imagine toda aquela terra fofa e divertida do jardim. “Os animais cavam buracos no jardim por um simples motivo: é gostoso!” Entretê-los com brinquedos é uma sugestão, mas o sucesso não é garantido. Melhor seria cercar o jardim e manter a cachorrada longe da horta e das flores. “Os animais sentem prazer em mexer na terra. A solução deve ser avaliada caso a caso”, diz Lantzman.
Foto: Shutterstock
Brincar com uma bolinha é um prato cheio para deixar o seu cachorro feliz - e deixa ele entretido para não comer a porta do armário

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário