quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como montar o seu prato para que ele seja saudável e tenha todos os nutrientes que você precisa?


Como montar o seu prato

As necessidades de cada nutriente variam de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, altura, peso e atividade física. Mas as bases da alimentação saudável são as mesmas para todo mundo. Ou seja, uma alimentação equilibrada sempre funciona para quem quer qualidade de vida. Para isso, a combinação dos alimentos é muito importante.

Os carboidratos representam a base da alimentação. Portanto, devem estar presentes nas três principais refeições. No café da manhã, boas opções de carboidratos são: pães, torradas, biscoitos integrais e cereais matinais à base de milho e trigo. No almoço e no jantar, as opções saudáveis que fornecem este nutriente são: arroz, massa, batata, mandioca ou mesmo um pão integral, para um sanduíche prático, por exemplo.

As proteínas também devem fazer parte das refeições. Elas aparecem no leite, nos iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos e frios, além dos feijões, ervilhas e lentilhas. 

E os vegetais, fundamentais para equilibrar o seu prato, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Eles aparecem nas frutas, verduras e legumes.


A dúvida que fica é: como balancear a sua refeição?


A melhor maneira é incluir, em cada refeição, um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas e vegetais. 

Uma dica para o café da manhã pode ser, por exemplo: uma xícara de café, pão integral (carboidrato) com Peito de Peru Sadia Light (proteína) e uma fruta (vegetal).

Outro exemplo, com os mesmos nutrientes é: um copo de iogurte (proteína) com cereais matinais (carboidrato) e suco de frutas naturais (vegetal). No almoço e no jantar, a idéia é a mesma. Inclua um alimento de cada grupo na refeição, seja ela um prato delicioso de comida caseira ou um lanche rápido.

Fonte: Vida Saudável

Um comentário: