quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tatuagem eletrônica vai monitorar gravidez em tempo real

Qualidade da gravidez
Há cerca de um mês, pesquisadores anunciaram a criação de curativos eletrônicos, capazes de monitorar e eventualmente cuidar da saúde.
A inovação chamou a atenção da Fundação Bill & Melinda Gates, que quer adaptá-la para monitorar a "qualidade da gravidez", o que inclui a saúde da mãe e do bebê ainda no útero.
São circuitos eletrônicos flexíveis, que seu criador, Dr. John Rogers, chamou de eletrônica epidermal.
Eles são aplicados diretamente sobre a pele, como as tatuagens usadas pelas crianças, usando água e descolando-se de um plástico de suporte.
Monitor contínuo de gravidez
O Dr. Rogers uniu-se a uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e bioengenheiros, para aprimorar o aparelho, que eles já batizaram de "monitor contínuo de gravidez".
Em uma primeira etapa, a tatuagem eletrônica deverá monitorar as contrações uterinas, os batimentos cardíacos do feto, o oxigênio disponível para o bebê, assim como a temperatura corporal e os batimentos cardíacos da mãe.
"Nosso objetivo é detectar com precisão os sinais e os sintomas do início de um trabalho de parto prematuro, de forma confiável e não-invasiva," disse o Dr. Gladys Ramos, membro da equipe.
Os sinais coletados da mãe poderão ser transmitidos periodicamente ao médico por meio de um telefone celular.
Em uma segunda etapa, a equipe pretende adicionar sensores capazes de monitorar continuamente detalhes específicos da gravidez de alto risco.


Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário