terça-feira, 8 de maio de 2012

Gosta de sobremesa com sabor azedinho?


Tartelete de maracujá

A receita de tartelete de maracujá faz sucesso entre as sobremesas do Müller Buffet. Anote a receita do chef Walter Clay:

Receita de tartalete de maracujá
Foto: Divulgação
Para a massa:
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
250g de farinha de caju
2 gemas
100g de manteiga
200ml de água gelada
1 colher (café) de essência de baunilha 
Geleia de framboesa ou morango

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes da massa (exceto a geleia de framboesa) até virar uma farofa. Espalhe a massa em forminhas com fundo falso e coloque no freezer até congelar. Retire as forminhas e leve direto ao forno (220º C) por cerca de 10 minutos. Desenforme e reserve. Depois de esfriar, pincele a superfície das massas com a geleia de framboesa.

Para o recheio:
Ingredientes:
4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor em pó
60ml de leite 
100ml de suco de maracujá 
200g de chantily 


Modo de preparo:
Bata as gemas e o açúcar em uma batedeira, até virar um creme. Em uma panela, misture a gelatina em pó com o leite e leve ao fogo em banho-maria, apenas o tempo necessário para a gelatina derreter. Acrescente essa mistura na batedeira e depois adicione o suco de maracujá. Para finalizar, acrescente o chantily e bata novamente. Coloque uma porção de mousse sobre cada forminha de massa e leve à geladeira por cerca de 12 horas.

Para a finalização:
Ingredientes:
100g de clara de ovo
220g de açúcar 
Geleia de maracujá (de preferência com semente da fruta)

Modo de preparo:
Faça um merengue, levando as claras e o açúcar ao fogo médio, batendo sem parar até o açúcar derreter. É importante não parar de bater, para que as claras não cozinhem. Em seguida, coloque a mistura em uma batedeira, acrescente o suco de ½ limão e bata em velocidade alta por 6 ou 7 minutos. Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com bico perlê e forre a beirada das tarteletes, conforme mostra a foto. Leve as tarteletes ao freezer por 1 hora ou até o merengue endurecer. Se desejar, pode queimar a pontinha do merengue com um maçarico. Finalize cobrindo o meio do doce com uma porção de geleia de maracujá.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário