quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Você sabia que identificar aquilo de que você realmente gosta pode ajudá-lo a perceber boas oportunidades de negócios?

Sempre ouvimos falar que uma das principais fórmulas para o sucesso na vida profissional é fazer o que você ama. No entanto, um dos primeiros obstáculos é descobrir qual é a sua paixão. Converso sobre isso com uma amiga querida há mais de 20 anos, e ela continua me dizendo a mesma coisa: “Não sei pelo que eu tenho paixão”. O interessante é que ela não é de forma alguma uma pessoa sem paixão. Muito pelo contrário, ela é apaixonada por muita coisa, por crianças e por pessoas em geral, ama conversar, ajudar etc.
 

  • Infelizmente, assim como minha amiga, muitos de nós vamos pelo caminho errado para procurar a paixão. Ou seja, pensando sobre ela. Estamos habituados a analisar, racionalizar e tentar entender as coisas. E é aí que está o problema, pois a paixão não está no cérebro, mas sim no coração. Não importa o quanto pensemos no assunto, temos de agir e sentir! Pode parecer meio piegas, mas tudo fica mais fácil quando seguimos o coração.

Esse é um dos fatores da equação. Outro componente básico é fazer tudo com paixão. Como assim? Escolhendo ser apaixonado pelo que você faz – pelo menos enquanto tiver de fazê-lo. Isso pode lhe dar muitas oportunidades de negócios. E, como já disse em outros artigos, a paixão é contagiante. Ao estar totalmente engajado com o que faz, você se torna muito mais interessante para as pessoas à sua volta – seja na vida pessoal, seja na profissional.

Mas, então, como fazer para encontrarmos a paixão?

Aqui vão algumas dicas aprendidas na minha própria busca.

1. Ame tudo o que você faz
Ao adotarmos essa filosofia, temos duas opções: no caso de tarefas obrigatórias, podemos decidir simplesmente delegá-las ou não desempenhar nenhuma delas. Ou então, podemos escolher fazê-las de coração. Qualquer outra opção não será saudável. Ao assumirmos o compromisso de amar tudo o que fazemos, fortalecemos os músculos da “paixão” e entramos em um mundo novo. Não podemos ignorar que os seres humanos são definidos pelos hábitos. E, convenhamos, passamos praticamente 80% do nosso tempo acordado trabalhando. Como esperar que alguém que passe 80% do seu tempo reclamando ou aborrecido vá agir de forma entusiasmada e apaixonada nos outros 20%?

Pessoas bem-sucedidas nunca são vítimas das suas circunstâncias. Elas reconhecem que têm responsabilidade por qualquer situação e assumem o controle adequadamente. Detalhe: nem sempre podemos mudar o que estamos fazendo em um determinado momento. No entanto, sempre podemos mudar a forma como estamos fazendo.

2. Preste atenção nos livros, revistas, filmes e passatempos de que você gosta. Eles têm algo em comum?
Quais são os assuntos que estão sempre à sua volta? Onde você concentra o seu tempo, dinheiro e energia? Eles são temas recorrentes? Essa análise será muito mais eficaz se você ouvir seu coração – o corpo, e não o cérebro. Com o que você se empolga? Lembre-se de que as paixões são muitas vezes irracionais e brigam com a lógica e a razão. É fundamental prestar atenção no coração e nas sensações físicas para melhor entender a paixão.

3. Sobre o que você gosta de falar, de aprender ou de ensinar?
Essa é uma pergunta realmente útil e você não deve se censurar ao respondê-la. Com tanta gente vivendo no mundo, é muito provável que exista mercado para as coisas que lhe interessam. Caso tenha dificuldade para chegar a uma conclusão, pergunte a familiares e amigos sinceros qual é o assunto que eles estão cansados de ouvir você falar. Essa será uma ótima dica.

Além disso, não subestime o poder de incorporar a paixão no seu negócio ou carreira atual. Pode ser que você não precise mudar radicalmente o que está fazendo, mas sim injetar mais do que você ama na sua vida.

4. Pare de falar e comece a agir
Pois é, não adianta só falar, temos de agir e viver com paixão. Isso significa fazer coisas de que gostamos, como ler, escrever, fotografar ou fazer cursos. Não tem desculpa: fazer as atividades de que gostamos, principalmente no mundo atual, pode ser bem econômico. Ler, escrever e às vezes até se inscrever em cursos online gratuitos só requer tempo, esforço e foco. Porém, a satisfação de fazer algo que amamos não tem preço.

Ao agirmos de acordo com a nossa paixão, geramos energia, motivação e o compromisso necessário para criar e atingir o sucesso e a realização que desejamos, e é incrível como arrumamos tempo para isso.

Ok, ainda não sabe qual é a sua paixão? Não se acomode – pare de pensar e comece a experimentar! E, a cada experiência, por menor que seja, não pense, sinta! Suas ideias de novos negócios ou de novas ideias para o seu negócio vão aflorar. E aí, meus amigos, tudo ficará mais fácil, tudo fluirá. A vida é muito mais linda quando a vivemos com paixão!
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário