terça-feira, 15 de outubro de 2013

O trilho de iluminação dispensa o forro de gesso que rebaixa o teto e permite mudar e ampliar os focos de luz

  (Foto: Luis Gomes)
Animado ou intimista
Com a mesma linguagem contemporânea, a sala de estar de 40 m² e a cozinha de 10 m² receberam uma iluminação de estilo industrial, o que tornou os espaços descontraídos. Nos dois ambientes, a arquiteta Valeria Bartholi, da Duo Interiores e Design, usou trilhos de alumínio com pintura eletrostática branca, distantes 20 cm do teto e suspensos por duas hastes metálicas. Em cada um, ela instalou oito luminárias em posições alternadas, com focos de luz para baixo e para cima. Na cozinha, o trilho de 2 metros fica centralizado no teto, paralelo à bancada da pia e do fogão. Já o da sala, mede 2,5 metros e tem espaçamento maior entre as peças. “Acesas apenas as luminárias com foco para cima, o clima é mais intimista”, explica Valéria.
  (Foto: Luis Gomes)
  (Foto: Luis Gomes)
Arte destacada
Recém-saída de uma casa de pé-direito alto, a arquiteta Gabriela Marques buscava para o novo apartamento a mesma sensação de amplitude, e não queria rebaixar o teto em 15 cm com gesso. Por isso, na sala de 48 m², apostou na iluminação com 20 spots de dois tamanhos fixados em um perfilado de seis barras de alumínio, presas por parafusos na laje. Nos spots menores, ela usou lâmpadas dicroicas direcionadas aos quadros e à mesa de centro. E nos maiores, as PAR-20 que iluminam todo o ambiente. “Criei essa malha para passar outras fiações no futuro”, diz Gabriela. Como tem vários furos, o perfilado pode receber mais spots e até caixas de som.
  (Foto: Luis Gomes)
  (Foto: Luis Gomes)
Espaço alegre
No espaço gourmet de 17 m², a moradora desta casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo, pediu uma decoração alegre. Além do colorido dos ladrilhos hidráulicos, o arquiteto Samy Dayan e a designer de interiores Ricky Dayan criaram um sistema de iluminação que cobre toda a área. Eles aproveitaram a estrutura de vigas ocas de alumínio, que sustenta a cobertura de vidro laminado, para embutir os fios e nove spots de tamanhos diferentes. Os maiores têm lâmpadas AR-70, focadas na bancada. Os menores possuem dicroicas. “Com luminárias focadas e outras que espalham a luz homogênea, o clima é aconchegante”, diz Samy.
  (Foto: Luis Gomes)

Fonte: Casa e Jardim

Um comentário:

  1. bom dia!
    onde posso encontrar boas opções de trilhos de iluminação (barras de alumininio)?
    obrigado
    Fernando

    ResponderExcluir