quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como ativar a circulação de sangue?

O sangue é responsável por levar oxigênio e nutrientes a todas as partes do nosso corpo; por isso, ter uma boa circulação sanguínea é essencial para manter o bom funcionamento do organismo.
 
E o primeiro passo para ter certeza de que tudo está bem com você é atentar para alguns sinais. Quem nos explica é o médico vascular do Hospital e Maternidade Brasil de Santo André (SP), Sidney Galego: 
 
“Quando há má circulação periférica, que atinge principalmente as pernas, podem ocorrer dores ao caminhar, inchaço na região, aparecimento de varizes e até princípio de derrame, com formigamento e alterações visuais. Em situações ligadas ao coração, a pessoa pode ter dores no peito. E se o problema está relacionado às artérias, os sintomas são tontura, falta de ar e hipertensão (pressão alta), entre outros”. 
 
Você não vai esperar que essas disfunções apareçam para começar a se cuidar, não é? Com a orientação de especialistas, elaboramos algumas dicas que vão te ajudar a ativar a sua circulação. Confira: 

Vá de bike ou nade
Vá de bike ou nade
Segundo Ary, “Andar de bicicleta é ótimo para ativar os movimentos musculares, pois isso melhora a circulação sanguínea”. Se você prefere exercícios como natação e hidroginástica, saiba que também são excelentes!

Conforto em primeiro lugar
Diga adeus a meias e sapatos que apertam os seus pés e aposte em roupas e acessórios confortáveis. Qualquer item que comprima alguma região do seu corpo prejudica a circulação do sangue.

Não ao álcool e ao cigarro
Fumar e ingerir bebidas alcoólicas não faz nada bem para a saúde em geral. Esses hábitos também são inimigos da boa circulação: “Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo”, alerta Ary.


Fonte: Vital



Nenhum comentário:

Postar um comentário